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As pesquisas sobre Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade/Ambiente e alfabetização científica e tecnológica socializadas no ENPEC (2011-2017)

Bruna Garcia, Alinne Oliveira, Leonir Lorenzetti, Marcos Aurélio Zanlorenzi

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as produções socializadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências no período de 2011 a 2019 com foco na linha temática que discute Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, do tipo “Estado da Arte”, na qual foram analisados 303 artigos, sendo que, desses, 241 são trabalhos referentes a CTS/CTSA e 62 são trabalhos de AC/ACT. Os descritores da pesquisa foram: número de autores; vertente teórica; origem dos trabalhos; produção por região; enfoque metodológico e instrumentos de pesquisa; área do conhecimento; nível de ensino; sujeitos da pesquisa e referencial teórico utilizado pelos autores. Percebe-se uma predominância de pesquisas que utilizam a vertente teórica CTS e AC, bem como um número maior de trabalhos realizados na região Sul e Sudeste do Brasil e com sujeitos alunos do Ensino Médio. Evidencia-se algumas tendências e desafios nas produções mapeadas, sendo esperado que a pesquisa realizada possa trazer contribuições dialógicas para o Ensino de Ciências.


Palavras-chave

estado da arte; ciência-tecnologia-sociedade-ambiente; alfabetização científica e tecnológica; educação em ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7900

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