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Ponderações didáticas e pedagógicas sobre o uso das situações-problema no contexto da abordagem CTS

Elisangela Barreto Santana, José Alexandre da Silva Valente, Nadia Magalhães da Silva Freitas

Resumo

Nessa pesquisa buscamos caracterizar os processos de produção de conhecimentos que culminaram com a proposição de critérios para avaliar as situações-problema mediadoras da abordagem de ensino CTS. Temos por objetivo apontar que aspectos emergem com o uso de situações-problema no ensino de ciências, notadamente no campo didático e pedagógico. Tal processo investigativo se deu no contexto de um Coletivo de Estudos com professores de Ciências, configurando-se como uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo. À luz da didática das ciências avaliamos quatro projetos desenvolvidos com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, a partir manifestações dos professores, usando os critérios da Análise Textual Discursiva. Emergiram três categorias de análise que nos dão base empírica para afirmar que as situações-problema se configuram enquanto estratégia didática e pedagógica, nos seguintes termos: as situações-problema atendem as necessidades de conteúdo, as necessidades dos estudantes e as necessidades didáticas e pedagógicas. Consideramos viáveis como recurso problematizador que introduz discussões no campo da abordagem de ensino CTS, nos anos finais do ensino fundamental


Palavras-chave

situações-problema; ensino de ciências; abordagem CTS; didática das ciências; pesquisa-ação


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7836

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