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Percepções de licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais: um olhar sobre as observações

Valéria Risuenho Marques

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa intitulado "Percepções de Licenciandos sobre avaliação de aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental" e discuti-los. O projeto foi desenvolvido na turma de Estágio de Docência II do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Quanto à avaliação formativa, ancoramo-nos em Fernandes (2008); sobre a concepção de que a avaliação precisa objetivar a melhoria das aprendizagens, assentamo-nos em Borralho, Lucena e Brito (2015) e no que diz respeito à proposição de práticas avaliativas formais e informais, em Mondoni e Lopes (2017). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo desenvolvida por etapas: estudos teóricos, observação, grupo de discussão e análise do material empírico. As análises das transcrições dos grupos evidenciam: prevalência de práticas que não consideram ensino-aprendizagem-avaliação como intrínsecas a um mesmo processo; práticas de ensino pautadas, sobretudo, no uso do livro didático; utilização da avaliação para classificar; uso da prova como instrumento avaliativo predominante nos anos iniciais; rara utilização de feedback; ausência de autoavaliação pelos alunos. Das percepções dos licenciandos, nota-se que embora os professores apresentem um discurso que sinaliza a utilização da avaliação formativa em suas práticas, as observações ainda identificam práticas avaliativas condizentes com características classificatórias, somativas.


Palavras-chave

avaliação das aprendizagens; formação inicial; matemática; percepções; anos iniciais


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7574

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