Cabeçalho da página

Avaliação e pressupostos bachelardianos: tecendo relações para a formação docente em Ciências e Matemática

Maria Augusta Raposo de Barros Brito, Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Eduardo Paiva de Pontes Vieira

Resumo

O presente texto tem como objetivo geral apresentar contribuições dos pressupostos Bachelardianos para orientar a formação docente no campo da avaliação. A educação em um paradigma aberto demanda ao professor repensar seus métodos e suas crenças, pensar todas as possibilidades experimentais e ser capaz de pensar por meio de suas crenças e verdades em novas possibilidades para implementar um processo de ensino e aprendizagem que busque um racionalismo, tal qual problematizado por Bachelard. É preciso compreender que para avaliar devemos ultrapassar a intuição sensível, ou seja, que é preciso fortalecer o debate para que se possa cada vez mais compreender sua natureza e suas possibilidades, para a formação de um novo espírito científico, contrapondo-se às formas tradicionais de avaliar.


Palavras-chave

avaliação; ensino; formação docente


Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 314 p.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção Os Pensadores.

BACHELARD, Gaston. Ensaio sobre conhecimento aproximado. Contraponto, 2004.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.

BORRALHO, A., LUCENA, I., BRITO, M.A. Avaliar para melhorar as aprendizagens matemáticas. Coleção IV. v 7. Educação Matemática, 2015.

CRUZ, Juliana Ferraz da. Gaston Bachelard e a formação do sujeito. Dissertação de Mestrado (2005). Goiânia – GO. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação.

FERNANDES, C. A matemática na disciplina Físico-Químicas um estudo sobre as atitudes de alunos do 1º ano de escolaridade. Dissertação de mestrado em Educação. Braga: Universidade de Minho.2007.

KAERCKER, Nestor. A Geografia escola na prática docente: a utopia e os obstáculos epistemológicos da Geografia Crítica. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Humanas, Universidade Federal de São Paulo, 2004.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos de História do pensamento científico. Trad. Márcio Ramalho, 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

LUCENA, I; DIAS, J.; BORRALHO, A. Práticas letivas de sala de aula de matemática nos anos iniciais. Estudos em Avaliação Educacional. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, V. 29.2018.

MACHADO, F. Diurno e noturno no pensamento de Gaston Bachelard. Cadernos do PET Filosofia, Vol.7, n.13, Jan –Jun,2016. P.11- 23 ISSN 2178-5880

MELO, Ana Carolina Staub de. Contribuições da epistemologia histórica de Bachelard no estudo da evolução dos conceitos da óptica. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

MENINO, H.; SANTOS, L. Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: o uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do Ensino Básico. 2004.

PEREIRA, J. R; VIEIRA, E. P. P. Pensando a educação através da perspectiva filosófica do diurno e noturno de Gaston Bachelard. In: VIII FIPED, 2016, Imperatriz Maranhão. Anais do VIII Fórum Internacional de Pedagogia, 2016.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7308

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License