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O ensino dos temas “Origem da Vida” e “Evolução Biológica” em dissertações e teses brasileiras (2006 a 2016)

Kamilla Zabotti, Lourdes Aparecida Della Justina

Resumo

O presente estudo é derivado das pesquisas do tipo Estado da Arte, caracterizando-se por ser o estudo de levantamento de um conjunto determinado de pesquisas, que tem por objetivo analisar a produção acadêmica brasileira, na forma de dissertações e teses, no período de 2006 a 2016, quanto ao ensino dos temas Origem da Vida e Evolução Biológica. A análise ocorreu por meio de descritores pré-determinados embasados em Megid Neto (1999) e Teixeira (2008). Foram localizados 78 trabalhos, sendo 65 dissertações e 13 teses. Destes, metade dos trabalhos são dissertações acerca do ensino da Evolução Biológica e, somente uma tese investiga exclusivamente o ensino da Origem da Vida. Identificamos lacunas na produção acadêmica quanto as problemáticas Currículos e Programas, Educação Não-Formal e Organização da Escola. Entendemos que a realização de pesquisas dedicadas à análise do conjunto da produção acadêmica, podem contribuir para implantação de propostas mais específicas para a formação de professores e melhorias no ensino e na aprendizagem desta temática.


Palavras-chave

Educação em Biologia; Evolução; Origem da Vida; Estado da Arte


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i36.7044

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