Cabeçalho da página

Discussão sobre a inserção de tópicos de relatividade no ensino médio: análise na voz de professores de Física em formação

Alisson Cristian Giacomelli, Carlos Ariel Samudio Perez, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo

O presente estudo relata o desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma proposta didática para contemplar tópicos da Teoria da Relatividade Restrita e da Teoria da Relatividade Geral no ensino médio. O estudo foi desenvolvido junto a um grupo de estudantes universitários - futuros professores de Física, no interior do Rio Grande do Sul. A problemática abordada parte da necessidade de inserir tais conteúdos no ensino médio e toma como questionamento principal a viabilidade de abordar esses tópicos na organização sugerida, envolvendo situações de aprendizagem condizentes com esse nível de escolarização. Mas especificamente, o objetivo é investigar as contribuições dessa proposta didática como favorecedora da aprendizagem e capaz de estimular os acadêmicos a adotá-la no exercício profissional futuro. Para tanto, utilizou-se uma investigação qualitativa como referencial metodológico, embora também tenha-se usado dados numéricos, mas que foram analisados à luz da interpretação do fenômeno em discussão. Como instrumentos de coleta de dados, o estudo recorre à aplicação de questionários (pré e pós-teste), completando com registros do professor-pesquisador em seu diário de bordo. Os resultados indicam uma significativa evolução nos conhecimentos dos estudantes o que remete a potencialidade da atividade desenvolvida em termos de indícios de aprendizagem. 


Palavras-chave

física moderna; relatividade; ensino médio


Texto completo:

PDF

Referências


ASTOLFI, Jean Pierre; DEVELAY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 1995.

BALZA, Miguel A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

CHEVALLARD, Yves. La Transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

GIACOMELLI, Alisson C. Teoria da relatividade: uma proposta didática para o ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.

GIACOMELLI, Alisson C.; SAMUDIO PÉREZ, Carlos A. Compreendendo a teoria da relatividade: dos fundamentos às consequências. Produto educacional, Universidade de Passo Fundo, 2016. Disponível em: http://docs.upf.br/download/ppgecm/Alisson_Produto_Educacional.pdf. Acesso em 20 jun. 2017.

GONÇALVES, Kleber Ramos; BITTAR, Marilena. A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteiros, Revista Amazônia, v. 13, n. 2, p. 107-123, 2017.

MARQUES, Adílio Jorge; SILVA, Claúdio Elias da. É possível uma iniciação científica no ensino médio como projeto para divulgação da Física Moderna e contemporânea? Revista Amazônia, v. 2, n. 9-13, 2016.

REZENDE JUNIOR, Mikael F. Fenômenos e a introdução de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopólis, 2001.

ROSA, Cleci T. Werner da. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2011.

TERRAZZAN, Eduardo A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de Física na escola de 2º grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez. 1992.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6669

Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License