Cabeçalho da página

Aspectos epistemológicos subjacentes a erros individuais frequentes no ensino institucionalizado

Werventon dos Santos Miranda, Luciana de Nazaré Farias, Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho

Resumo

Neste artigo procuramos discutir as questões epistemológicas que estão presentes nas causas dos erros individuais no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, mais precisamente relacionados aos conhecimentos da Matemática, Física e Biologia; procuramos trazer inicialmente uma noção histórica e conceitual dos principais termos que envolvem essa temática como erro e epistemologia; buscamos evidenciar a luz de Bachelard e Vygotsky, além de outros que trazem questões especificas nas Ciências  em destaques os elementos que subjazem os erros que manifestamos na caminhada escolar; e finalizamos expressando, nas considerações finais, nossa visão do erro como ferramenta da ação pedagógica para contribuir com os alunos na perspectiva de superação a fim de que o objetivo do processo educativo seja alcançado – a aprendizagem.


Palavras-chave

conhecimentos; erros individuais; aspectos subjacentes


Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, Ag Saddo. A Geometria na escola básica: que espaço e forma têm hoje? Disponível em: http://www.ufpel.tche.br/ufpel.Tche.br/clmd/bvm/detalhe_livro.php?Id_livro=395. Acessado em 18 de jan.2006.

BASTOS, F. (1992). O conceito de célula viva entre os alunos de segundo grau. Em Aberto, ano 11, 55, 63-69.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuições para a psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Nº 19, Jan – Abr, p. 20 - 28, 2002.

BROUSSEAU, G. Fondements et al. methodoes de la didactique des mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, v.6, ano 5, maio,1998.

BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques et les problèmes en mathématiques. In BITTENCOURT, Jane. Obstáculos Epistemológicos e a pesquisa em Didática da Matemática. Revista Educação Matemática, [S.L.], v. 6, ano 5, maio,1998.

CURY, Helena Noronha. Retrospectiva Histórica e Perspectivas atuais da Análise de Erros em Educação Matemática. Zetetiké. Campinas – S. P, v. 3, n.º 4, p 39 – 50, 1995.

DE LA TORRE, S. Errores y currículo – Tratamiento didáctico de los errores en la enseñanza. In: PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas – SP: Papirus, 2000.

GÓMEZ, A. I. P. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

GOTINO, J.; BATANERO, C; FONT. Fundamentos de la enseñanza y aprendizaje de la matemática para maestro. Universidad de Granada. IN: POCHULU, M. D. Análisis y categorización de errores en el aprendizaje de la matemática en alumnos que ingresan a la universidad. Revista Iberoamericana de Educación, 2005.

GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Do erro construtivismo ao erro epistemológico: um Espaço Para as Emoções. Bolema, v. 13, n. 14, p. 51 - 65, 2000.

JAPIASSU, Hilton Ferreira. Introdução ao pensamento epistemológico. 7ª Ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MARTINS, L.P. A História da Ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino. Jornal Semestral do gepCE. Unicamp. Dezembro, 1998.

MIRANDA, Werventon dos Santos. Erros e Obstáculos: os conteúdos Matemáticos do Ensino Fundamental no Processo de Avaliação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará, 2007.

MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. Campinas: Papirus, 1997.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de Ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996.

OLIVEIRA, Nanci de. Linguagem, comunicação e matemática. Revista Educação, v. 10, n. 10, p.129-140, 2007.

PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática: uma influência francesa. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000.

SILVEIRA, R. V. M. da. . Como os estudantes do ensino médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? Dissertação de mestrado. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.6044

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License