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Conceitualização e metacognição em Ciências e Matemática: pressupostos teóricos de um instrumento analítico

Keila Tatiana Boni, Carlos Eduardo Laburú

Resumo

Este estudo apresenta a construção de um instrumento analítico para caracterizar diferentes níveis de explicitação manifestados por estudantes em contextos de aprendizagem científica e matemática, bem como apresenta, descreve, justifica e relaciona os principais pressupostos teóricos que fundamentam a constituição desse instrumento. Baseando-se em uma reformulação do Modelo de Redescrição Representacional de Karmiloff-Smith (1994; 2010), tendo em vista atender especificidades da aprendizagem científica e matemática, o instrumento analítico se caracteriza por acrescentar e aprimorar nesse modelo critérios a respeito das atividades cognitivas e procedimentais relacionadas às representações, bem como possibilidades de inferências a partir de invariantes operatórios e invariantes predicativos, segundo Vergnaud (2008; 2009; 2017). Conclui-se que o instrumento analítico, em fase de estudo exploratório, pode se constituir como uma eficaz ferramenta a ser utilizada por professores e pesquisadores como auxílio no acompanhamento do processamento executivo e cognitivo do estudante em determinado instante de sua aprendizagem científica e matemática, possibilitando a reflexão e o apoio à elaboração de estratégias educacionais, com o objetivo de auxiliar o estudante a atingir maiores níveis de conceitualização e a metacognição. 

   


Palavras-chave

educação matemática; educação científica; conceitualização; metacognição


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