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Questões ambientais na Amazônia: o que suscitam as imagens nos estudantes de uma escola de Boa Vista/RR e os olhares da docência e a gestão da escola

Jocelia Costa Rodrigues, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes, Rossano André Dal-Farra

Resumo

O estudo foi realizado em uma escola municipal de Boa Vista/RR com o objetivo de analisar os discursos em relação às questões de ambiente, educação e sociedade. Inicialmente foram apresentadas imagens aos estudantes para que atribuíssem três palavras que elas suscitavam. Os resultados foram apresentados a duas professoras e uma gestora por meio de entrevistas semiestruturadas. No 5º ano ocorreu uma diminuição no repertório de vocábulos em busca de uma resposta “certa”, sem adjetivações, ao contrário dos 3º e 4º anos. Houve no 5º ano uma drástica redução e até ausência do senso estético ao analisar as imagens. Com relação às professoras e à gestora, a ênfase foi nas questões vinculadas aos saberes “escolarizados”, sendo este elemento preponderante em relação aos saberes obtidos em outras instâncias, como a mídia. Estudos desta natureza podem se constituir em estratégias relevantes como subsídios para a construção de práticas educativas na educação básica.


Palavras-chave

formação de professores; ensino de ciências; ensino fundamental; educação ambiental


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4918

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