Cabeçalho da página

Livro de registro como estratégia no ensino de ecologia: bases históricas no Brasil

Lucas Salvino Gontijo, Jenyffer Soares Estival Murça, Jéssica Custódio da Silva Rabelo, Simone Sendin Moreira Guimarães, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica a respeito das bases históricas da Ecologia e uma atividade didática, demonstrando a importância do Brasil para o desenvolvimento da Ecologia, com base na História e Filosofia da Biologia. A atividade foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública de Goiânia, GO. Foram utilizadas três aulas de biologia para organizar a sequência em três momentos distintos: (1) aula expositiva-dialogada sobre as viagens naturalistas; (2) atividade prática sobre o que os naturalistas do século XIX faziam. Fornecemos a cada aluno um “diário de bordo” para fazer anotações sobre a atividade; e, (3) aula sobre os livros de registro de Eugen Warming, naturalista do século XIX, comparando-os com os trabalhos dos estudantes. A análise dos livros de registro dos alunos demonstrou que, apesar de não ter sido detalhado o método utilizado por Warming (textos, ilustrações e coletas), eles seguiram princípios semelhantes. Portanto, percebemos que esse tipo de abordagem é específica e pontual, sendo necessário evitar generalizações. Desta forma, a HFB auxilia o licenciando a compreender melhor a ciência que ensina, desde seus aspectos epistemológicos até as suas relações sociais e históricas.


Palavras-chave

educação; formação docente; natureza da ciência; ecologia


Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Escola reflexiva: nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

ANDRADE, K. dos S; BASTIANI, C. Viajantes naturalistas do século XIX na região da Província de Goiás: levantamento de topônimos indígenas. Antares, v.4, n. 8, p. 196-184, jul./dez. 2012.

BRANDO, F. da R.; ANDRADE, M. A. B. S.; MEGLHIORATTI, F. A.; CALDEIRA, A. M. A. Contribuições da epistemologia e da história da ecologia para a formação de professores e pesquisadores. Filosofia e História da Biologia, v. 7, n. 2, p. 181-200, 2012.

BRAGA, P. D. Leopoldina de Habsburgo, rainha de Portugal. Escola Superior de Educação de Almeida Garrett, Lisboa, v. IV, p. 233-245, 2006.

CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2009.

FLORI, M. Warming descobre o Brasil. Folha do Meio Ambiente. Editora Ltda, acervo digital, 2013. Disponível em: http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2013/07/2johannes242.html. Acesso em 08 jul. 2014.

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F; ALÍS, J. C; PRAIA, J; Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

KLEIN, Aldo Luiz (Org.). Eugen Warming e o cerrado brasileiro. São Paulo: UNESP, 2002.

LAGOA SANTA. Prefeitura de Lagoa Santa – MG. Homenagem ao Pai da paleontologia brasileira. Disponível em http://www.lagoasanta.com.br/homem/peter.htm. Acesso em: 08 jun. 2015.

LISBOA, K. M. Viagem pelo Brasil de Spix e Martius: quadros da natureza e esboços de uma civilização. Rev. Bras. de Hist. São Paulo, v. 15, n. 29. p. 73-91, 1995.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995.

MELZER, M. e AIRES, J. A. A História do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.11 (22) Jan-Jun 2015. p.62-77.

MOREIRA, M. A., ZYLBERSZTAJN, A., DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. A. P.. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: I Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, Porto Alegre - RS, 1997.

PAZ, de O. de S.; OLIVEIRA, A. A.; SILVA, C. T.; HIRAOKA, A.; PEGORETTI, R. F. Caderneta de campo: importante material didático para as aulas de campo de geografia. LaboGeo – UFPR, 2014. Disponível em http://bit.ly/2DIVVgR. Acessado em 24/01/2016.

POLINARSKI, C. A.; DALZOTTO, E.; NUNES, M. J. C. Da história natural da Ecologia como área de estudos para a Biologia. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2010.

SOUZA, R. B. F. Contribuições de atividades experimentais investigativas na aprendizagem de conteúdos microbiológicos. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Mato Grosso, MT, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4888

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License