Cabeçalho da página

Menos com menos dá menos, menos vezes menos dá mais: problemas de tradução?

Dailson Evangelista Costa, Mônica Suelen Ferreira de Moraes, Marisa Rosâni Abreu Silveira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir alguns problemas encontrados na tradução de textos escritos em linguagem matemática para a linguagem natural, em situações de ensino e aprendizagem, em particular, destacando a adição e subtração, multiplicação e divisão com números positivos e negativos. Para tanto, justifica-se pela necessidade de alguns estudos em tradução sob a perspectiva de filósofos, matemáticos e educadores matemáticos com a finalidade de termos referenciais teóricos para analisarmos a tradução sob o ponto de vista pedagógico. Para isso, tenta-se construir compreensões sobre o seguinte questionamento: Por que os alunos confundem as operações, adição e subtração com multiplicação e divisão, entre números positivos e negativos? Os encaminhamentos metodológicos tomados partiram de apontamentos teóricos na perspectiva do rigor (GRANGER, 1989), do uso do simbolismo (WHITEHEAD, 1987), da episteme grega (LIZCANO, 1993), e sobretudo, sobre regras e acordos (SEGATTO, 2010). Os resultados das discussões teóricas apontam que a regra usual, menos vez menos dá mais, carrega, sutilmente, uma falta de rigor na tradução e que a regra é aceita devida ser a única que mantém o resultado das operações realizadas, independentemente da maneira de se resolver. Percebemos, também, que existem alguns problemas de tradução da linguagem natural para a linguagem matemática e vice-versa.


Palavras-chave

Problemas de tradução; Operações com números positivos e negativos; Linguagem matemática.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática (5ª a 8ª séries). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/CEF, 1998b.

GLAESER, G. Epistemologie des nombres relatifs. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 2.3, p. 303-546, 1981.

GRANGER, Gilles-Gaston. O rigor da matemática. In: GRANGER, Gilles-Gaston. Por um conhecimento filosófico. São Paulo: Perspectiva, Ed. Papirus, p. 67-95, 1989.

HEBECHE, Luiz. A revelação do aspecto. In: HEBECHE, Luiz. O mundo da consciencia: o ensaio a partir da filosofía da psicología de L. Wittgensteins. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 93-114, 2002.

LIZCANO, Emmánuel. La episteme griega o los limites de La abstracción. In: LIZCANO, Emmánuel. Imaginario colectivo y creación matemática: La construcción social del número, el espacio y lo imposible en China y en Grecia. Barcelona: Gedisa Editorial, p. 149-208, 1993.

MORETTI, M. T. A regra dos sinais para a Multiplicação: ponto de encontro com a noção de congruência semântica e o princípio de extensão em matemática. Bolema, v. 26, n. 42b, p. 691-714, 2012.

RIBEIRO, J.; SOARES, E. Construindo consciências: matemática. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2006 (6ª série do ensino fundamental).

SEGATTO, A. I. Sobre regras e acordos. In: MORENO, Arley R (Org.). Wittgenstein: Certeza? Campinas: UNICAMP, Centro de lógica, Epistemologia e História da Ciência, v. 58, p. 137-149, 2010.

WHITEHEAD, Alfred North. Usos do simbolismo. In: WHITEHEAD, Alfred North. Simbolismo: o seu significado e efeito. Edições 70, p. 55-74, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.4837

Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License