Cabeçalho da página

Elaboração de estratégias de ensino e uso dos estatutos do conhecimento: os obstáculos na construção do conhecimento de Ciências-Física

Carmen Júlia Carvalho Moraes, Carol Mesquita Oliveira, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo

O artigo é fruto das reflexões e vivências do Estágio Curricular Supervisionado II de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Goiás, em que se discutiu o ensino de Ciências/Física para o ensino fundamental, sob uma abordagem histórica, a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico (ECB), Ontológico (EO), Epistemológico (EE), Histórico-Social (EHS) e Conceitual (EC), propostos por Nascimento-Jr. Essas reflexões abordam aspectos vivenciados durante o período de regência em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, e se relacionam ao uso de estratégias de ensino na prática pedagógica e aos caminhos possíveis para o ensino de Ciências/Física, a partir dos Estatutos do Conhecimento. Foram discutidos com os estudantes a História e Filosofia da Ciência a partir de conteúdos de eletricidade, eletromagnetismo e sistema solar, construindo uma visão não reducionista, não linear e nem a-histórica. Os desafios encontrados foram grandes, mas mostram que é possível construir estratégias que busquem desafiar a construção do conhecimento para além da transmissão de conteúdos.


Palavras-chave

estatutos; reflexão; professor; aluno; estratégias de ensino


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, L. V; AZEVEDO, R. B.; GOLDSCHMIDT, A. I. Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.12 (23) Jul-Dez 2015. p.31-43.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, 2013.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, 2003, p. 35-48.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.

CORRÊA, A. L.; ARAUJO, A. N. N.; MEGLHIORATTI, F. A.; CALDEIRA, A. M. A. História e Filosofia da Biologia como ferramenta no Ensino de Evolução na formação inicial de professores de Biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 2, p. 217-237, São Paulo, 2010.

FREIRE, P; SHORR, I. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

GOLDSCHMIDT, A. I. O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças. Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). 2012.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12 (3). 1995. p. 164-214.

MELZER e AIRES. A História do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.11 (22) Jan-Jun 2015. p.62-77.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NASCIMENTO Jr, A. F. Construção de Estatutos de Ciência para a Biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para o ensino. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2010.

NACIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR Online, n.39, set. 2010, p, 225-249.

SARTORI, J. Formação do professor em serviço: da (re) construção teórica e da ressignificação da prática. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

SEPEL, L. M. N. História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Saúde e Química da Vida, Santa Maria, 2012.

SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. A Mediação Pedagógica em uma Disciplina Científica como Referência Formativa para a Docência de Futuros Professores de Biologia. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, 2006. p. 57-72.

ZULIANI, S. R. Q. A.; HARTWIG, D. R. Concepções de alunos de licenciatura a respeito da própria formação: o que privilegiar na formação inicial? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4. Atas. Bauru, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.4365

Direitos autorais 2017 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License