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As relações CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: analisando a produção acadêmica e os livros didáticos

Sandra Godoi Maestrelli, Leonir Lorenzetti

Resumo

Este artigo objetiva analisar as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos trabalhos apresentados nas dez edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período compreendido entre 1997 e 2015, e em periódicos da área de Educação em Ciências, no período de 2005 a 2015, relacionando com a ocorrência da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) presente nos cinco livros didáticos de Ciências do 4° ano do Ensino Fundamental mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ano de 2016, que abordam a temática água. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, de natureza quanti-qualitativa. A investigação contemplou o problema de pesquisa, a metodologia, as contribuições dos trabalhos, além da identificação, caracterização, quantificação e análise de diversos indicadores CTSA. Os resultados indicam que a abordagem das relações CTS ainda é escassa, tanto nas produções acadêmicas quanto nas produções didático pedagógicas, mesmo se considerarmos o número reduzido de artigos e livros selecionados para avaliação. Entretanto, os trabalhos que abordam o tema apresentam contribuições significativas para a Educação em Ciências, demonstrando a importância dessa abordagem para a Educação Básica.


Palavras-chave

CTSA; pesquisas acadêmicas; livro didático; anos iniciais; educação em ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i26.4308

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