Cabeçalho da página

Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de caso do agreste sergipano

Karly Barbosa Alvarenga, Iris Danúbia Andrade, Ricardo de Jesus Santos

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal discutir os resultados de uma análise dos tipos de resoluções, erros e dificuldades mais comuns, ao resolver situações-problema, apresentados pelos 65 alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas municipais da cidade de Itabaiana – SE. Ele surgiu da inquietação em relação a como os docentes compreendem Resolução de Problemas e o nosso intuito inicial era conhecer se, de fato, os estudantes de duas professoras conseguiam resolver problemas simples pelo caminho dessa metodologia de ensino. Para a coleta de dados, foi aplicado um teste aos discentes e às docentes, além de observações de aulas. Ficou evidente que os estudantes apresentaram dificuldades em interpretar e em modelar problemas, que estão habituados à aplicação direta de fórmulas, sem ter compreendido a situação e que lhes falta habilidade com operações matemáticas. Da mesma forma, observou-se que as discentes não conhecem a abordagem metodológica Resolução de Problemas. Assim, é relevante que os professores busquem novas metodologias de ensino, que diferenciem Resolução de Problemas de resolução de exercícios, a fim de melhorar a aprendizagem matemática dos estudantes. Nossos resultados não diferem de muitos outros encontrados em várias pesquisas, porém reafirma que de um extremo ao outro no país as dificuldades em resolução de situações-problema são parecidas e ainda indica que os professores não conseguem distinguir uma resolução simples do uso de estratégias e etapas de resolução na linha de Polya (1995).


Palavras-chave

resolução de problemas; matemática; dificuldades


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CASTRO OLIVEIRA E. A.; OLIVEIRA M.F.A Dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Matemática. Revista Práxis, nº 5, 2011.

CURY, Helena Noronha; DA SILVA, Priscila Nitibailoff. Análise de erros em resolução de problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, 2008.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo: Ática, 2000.

DA SILVA D.C. As Dificuldades dos Alunos do 7° ano do ensino fundamental no campo aditivo dos números inteiros. In: Anais do X Encontro Capixaba de Educação Matemática, Espírito Santo, 2015.

FERREIRA C. V. Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações. Monografia de especialização apresentada no curso Especialização em Ensino de Ciências na Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. 2013.

FONSECA, M. C. F. R. Heurística e Educação Matemática. In: Educ. Rev. Belo Horizonte, 31- 38, dez. 1992.

GENTIL. J. C. O que é heurística? Disponível em: www.cursodeportugues.blogarium.net/o-quee-heurística. Publicado em: 30 de março de 2010. Acessado em: 13 de out. de 2010.

LIMA A.R.; BALIEIRO FILHO I. F. Uma discussão sobre as dificuldades dos alunos do 7º ano na compreensão do conceito de fração e suas operações. In: Anais do VII CIBEM. Uruguai, 2013.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

MIRANDA S. W. Erros e obstáculos: os conteúdos matemáticos do ensino fundamental no processo de avaliação. 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/3104/1/Dissertacao_ErrosObstaculosConteudos.pdf. Acesso em dez. 2012.

OLIVEIRA A. F. F. Dificuldades de aprendizagem da matemática: leitura e escrita matemática. 2012. Disponível em: www.sbemrn.com.br/site/II%20erem/comunica/doc/comunica1.pdf. Acesso em jan. 2013.

PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, 25, 105-132, 2006.

PÓLYA, G. A arte de solucionar problemas: um novo aspecto de método matemático. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

RAMOS, A. P.; MATEUS, A. A.; MATIAS, J. B. O.; CARNEIRO, T. R. A. Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução. In: Anais dos Seminários de Resolução de Problemas. São Paulo, IME, novembro de 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.2571

Direitos autorais 2016 CC-BY



Creative Commons License