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Aspectos históricos e epistemológicos relacionados ao conceito de raça humana e a formação de professores de ciências e Biologia

Eduardo Paiva de Pontes Vieira, France Fraiha Martins

Resumo

O tema deste trabalho justifica-se pelo desejo de buscar compreender e problematizar a presença do termo raça, relacionado aos seres humanos no âmbito da educação básica e na formação de professores de ciências e biologia. Nossas inquietações partem de diferentes locais que se estendem de um relato docente até observações realizadas na rede mundial de computadores e imagens em livros didáticos de biologia. Detemo-nos na explicitação do termo raça, buscando trazer à tona o contexto histórico e científico no qual o termo foi relacionado aos seres humanos e a biologia, associando-o ao entendimento de que o cenário biológico moderno deve ser permanentemente problematizado. A inserção de tais discussões, embora estimulada por dispositivos legais, necessita de professores capacitados, o que pode ser obtido com a presença cada vez maior do tema e assuntos correlatos em matrizes curriculares da formação inicial de professores de ciências e biologia.


Palavras-chave

raça; biologia; formação de professores


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i22.2436

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