Cabeçalho da página

Reflexão sobre o ensino de análise combinatória no Ensino Médio: percepções de professores formados no CEUNES–UFES

Géssica Gonçalves Martins, Joccitiel Dias da Silva

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as perspectivas dos professores de matemática formados no CEUNES/UFES (Polo Universitário Norte do Espírito Santo), com relação à aplicação do tema Análise Combinatória em sala de aula. A Teoria da Transposição Didática de Yves Chevallard fundamentou teoricamente as intenções deste trabalho. Contou-se com a participação de 26 professores, com formação inicial pelo CEUNES/UFES, no curso de Licenciatura Plena em Matemática. Os sujeitos pesquisados responderam a 10 perguntas de um questionário organizado em três blocos. O primeiro bloco foi pensado com intenção de mostrar como os participantes conceituam a Combinatória; o segundo bloco, a fim de investigar a visão dos professores sobre sua formação inicial e o terceiro bloco para perceber se eles ensinam o assunto em questão baseados na legislação pertinente. De maneira geral, pode-se verificar que os professores terminaram o curso com a impressão de que não aprenderam durante a graduação o tema Análise Combinatória. No entanto, as ferramentas básicas para esse tema são dominadas pelos profissionais participantes, o que indica que aprenderam os conteúdos que sustentam a Combinatória, mas não conseguiram apropriar-se e promover a interação necessária entre eles. Além disso, foi possível apontar que a fonte mais consultada pelos professores para apropriação do assunto é o livro didático. Outro fato que chamou atenção foi a conclusão de que os professores desse grupo, em geral, não conhecem o PCNEM.


Palavras-chave

análise combinatória; formação de professores; transposição didática


Texto completo:

PDF

Referências


AGRANIONIH, N.T. A teoria da Transposição Didática e o processo de didatização dos conteúdos matemáticos. EDUCERE - Revista da Educação, Toledo, vol. 1, n. 1, p. 3-22, jan./jun. 2001.

ALMEIDA, A.L. Ensinando e aprendendo Análise combinatória com ênfase na comunicação matemática: um estudo com o 2º ano do Ensino Médio. 2010. Dissertação Mestrado Profissional em Educação Matemática - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.

ALMEIDA, A.L. e FERREIRA, A.C. Ensinando e aprendendo Análise Combinatória com ênfase na comunicação matemática. Ouro Preto, 2010. Livreto, 2010.

ALMEIDA, G.P. Transposição Didática - Por onde começar? 2ª edição. São Paulo: Cortez editora, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1ª edição. São Paulo: Edições 70, 2011. Título original: L’analyse de Contenu, tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 2011.

BIAZUTTI, A.C. Uma Introdução ao Latex. Rio de Janeiro: UFRJ. IM, 2001.

BRASIL. PCNEM: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação, Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 13 de julho 2013.

CARVALHO, K.T. e MORAIS, T.R. Um estudo sobre Transposição Didática: língua materna e matemática. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCACÃO MATEMÁTICA, XIII, 2011, Recife. Um estudo sobre Transposição Didática: língua materna e matemática. Recife, 2011.

CEZAR, M. dos S. Concepções acerca do conceito de números reais: uma breve reflexão sobre seu ensino na educação básica. 2011. Monografia (Especialização Ensino na Educação Básica), DECH/CEUNES, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2011.

ESPIRITO SANTO (Estado). Currículo Básico Escola Estadual. Guia de Implementação/Secretaria de Educação (SEDU), Vitória, 2009. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/60360141/SEDU-CurriculoBasico-Escola-Estadual. Acesso em: 13 de julho 2013.

LEITE, M.S. Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação), Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2004. Cap. 3, p. 45-73, 2004.

LEITE, M.S. Recontextualização e Transposição Didática - introdução a leitura de BASIL BERNSTEIN e YVES CHEVALLARD. Araraquara: Junqueira e Marin editores, 2007.

LEIVAS, J.C.P. e CURY, H.N. Transposição Didática: Exemplos em Educação Matemática. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, vol. 1, n. 10, p. 65-74, 2009.

MORGADO, A.C., DE CARVALHO, J.B.P., CARVALHO, P.C.P. e FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade - com as soluções dos exercícios. 9ª edição. Rio de Janeiro: SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) - coleção do professor de matemática, 1991. p. 1-48.

PAIS, L.C. Didática da Matemática - Uma análise da influência francesa. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Coleção Tendências em Educação Matemática, Belo Horizonte, 2008.

PEREIRA, P. DE S. Ensino de matemática financeira na educação básica no município de Montanha. 2011. Monografia (Especialização Ensino na Educação Básica), DECH/CEUNES, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2011.

POLIDORO, L. DE F. e SUGAR, R. A Transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia - Revista de Teologia e Cultura, São Paulo, ano VI, n. 27, p. 153-159, jan./fev. 2010.

REHFELDT, M.J.H., FLÔRES, M.L.P. e BERCHT, M. Um modelo afetivo de aprendizagem para o estudo de Análise Combinatória. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 2, novembro 2005. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/issue/view/943/showToc. Acesso em: 13 de julho 2013.

RIBEIRO, A.J. Equação: noção matemática ou paramatemática? UNI´ON – Revista Iberoamericana de educação matemática, n. 16, p. 169-182, dezembro de 2008. ISSN: 1815-0640.

SABO, R.D. Análise de livros didáticos do Ensino médio: um estudo dos conteúdos referentes à combinatória. 2007. Monografia (Especialista em Educação Matemática) - Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário Fundação Santo André, Santo André, 2007.

SABO, R.D. O ensino dos Conceitos de Análise Combinatória e o Livro Didático: discurso de professores do Ensino Médio. In: XII EBRAPEM (ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCACÃO MATEMÁTICA), XII, 2008, Rio Claro. O ensino dos Conceitos de Análise Combinatória e o Livro Didático: discurso de professores do Ensino Médio. Rio Claro: Unesp, 2008.

SABO, R.D. Saberes Docentes: A análise combinatória no Ensino Médio. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), São Paulo, 2010.

SANTOS, R.M. Um recorte histórico acerca do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo no município de São Mateus (1991-2010). 2011. Monografia (Especialização Ensino na Educação Básica), DECH/CEUNES, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2011.

SILVA, A.P. e DE ANDRADE, S. Ressignificando o Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória. In: XV EBRAPEM (ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA), XV, 2011, Campina Grande. Ressignificando o Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória. Campina Grande, 2011.

SILVA, T.T. Documentos de Identidade - Uma introdução às teorias do currículo, 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

STURM, W. As possibilidades de um ensino de análise combinatória sob uma abordagem alternativa. 1999. Dissertação (Mestrado para Faculdade de Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2369

Direitos autorais 2014 CC-BY



Creative Commons License