Da resolução de caso à autorreflexão: contribuições da metacognição para a integração do TPACK
Resumo
Este estudo analisou como processos metacognitivos contribuem para a compreensão crítica das bases iniciais do modelo TPACK - Conhecimento de Conteúdo (CC), Conhecimento Pedagógico (CP) e Conhecimento Tecnológico (CT) - na formação docente em química. O objetivo foi analisar as reflexões de pós-graduandos em relação a um processo formativo que promoveu a autorreflexão pós-caso, como estratégia formativa para catalisar a compreensão crítica das três bases iniciais do modelo TPACK no desenvolvimento profissional docente. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, configurou-se como estudo de caso com 20 pós-graduandos de um programa de Educação em Ciências e em Matemática de uma universidade pública. Os dados foram constituídos a partir de respostas a questões metacognitivas elaboradas após a resolução do caso, sendo tratados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram três categorias: (i) estratégias de comunicação e mediação (CP), (ii) critérios de seleção tecnológica e reflexão (CT) e (iii) reconhecimento de lacunas e busca colaborativa (CC). A discussão evidenciou que a metacognição atua como eixo transversal do TPACK, favorecendo autorregulação, criticidade e aprendizagem colaborativa. Conclui-se que inserir dispositivos metacognitivos em práticas formativas amplia a densidade de compreensão para o TPACK, transformando-o de modelo descritivo em instrumento de desenvolvimento profissional crítico, reflexivo e situado.
Palavras-chave
metacognição; TPACK; formação docente; análise de conteúdo.
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. Conhecimento tecnológico e pedagógico de matemática revelado por professores quando relatam suas práticas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 31, p. 3-21, 2018.
BEDIN, E. Metacognição e CTPC: uma nova perspectiva para a Formação Docente Reflexiva e Autorregulada. Paradigma, p. e2025013-e2025013, 2025. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025013.id1626
BEDIN, E.; MORAIS, C. S. L. Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia. Educar em Revista, v. 40, 2024. https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730
BLONDER, R.; RAP, S. I like Facebook: Exploring Israeli high school chemistry teachers’ TPACK and self-efficacy beliefs. Education and Information Technologies, v. 22, n. 2, p. 697-724, 2017. https://doi.org/10.1007/s10639-015-9384-6
BLONDER, R.; JONATAN, M.; BAR-DOV, Z.; BENNY, N.; RAP, S.; SAKHNINI, S. Can You Tube it? Providing chemistry teachers with technological tools and enhancing their self-efficacy beliefs. Chemistry Education Research and Practice, v. 14, n. 3, p. 269-285, 2013. https://doi.org/10.1039/C3RP00001J
BRABO, J. C. Metacognição, ensino-aprendizagem e formação de professores de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 1-9, 2018.
CARPENDALE, J.; DELANEY, S.; ROCHETTE, E. Modeling meaningful chemistry teacher education online: reflections from chemistry preservice teacher educators in Australia. Journal of Chemical Education, v. 97, n. 9, p. 2534-2543, 2020. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00718
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
DESIMONE, L. M. Improving impact studies of teachers’ professional development: toward better conceptualizations and measures. Educational Researcher, v. 38, n. 3, p. 181–199, 2009.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906–911, 1979. https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KÖNIG, J.; FISSELER, B.; BLÖMEKE, S. What teachers think about their digital pedagogical competence: A comparison among pre- and in-service teachers in Germany. Teaching and Teacher Education, v. 62, p. 27–37, 2016.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017–1054, 2006.
PINTRICH, P. R. The role of metacognitive knowledge in learning, teaching, and assessing. Theory into Practice, v. 41, n. 4, p. 219–225, 2002. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4104_3
SCHRAW, G.; DENNISON, R. S. Assessing metacognitive awareness. Contemporary Educational Psychology, v. 19, n. 4, p. 460–475, 1994.
SCHRAW, G.; MOSHMAN, D. Metacognitive theories. Educational Psychology Review, v. 7, p. 351–371, 1995. https://doi.org/10.1007/BF02212307
VEENMAN, M. V.; VAN HOUT-WOLTERS, B. H.; AFFLERBACH, P. Metacognition and learning: Conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, v. 1, n. 1, p. 3–14, 2006. https://doi.org/10.1007/s11409-006-6893-0
VOOGT, J.; FISSER, P.; PAREJA ROBLIN, N.; TONDEUR, J.; VAN BRAAK, J. Technological pedagogical content knowledge – a review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, v. 29, n. 2, p. 109–121, 2013.
ZIMMERMAN, B. J. Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into Practice, v. 41, n. 2, p. 64–70, 2002. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i47.19426
Direitos autorais 2025 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
