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Panorama da educação brasileira: Contribuições para uma política baseada em evidências

Daísa Gomes do Rosário, Cristovam Wanderley Picanço Diniz

Resumo

Este artigo reporta cenário recente da Educação Brasileira (Ensino Médio e Superior) analisando, principalmente, dados provenientes do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a relação destes com as políticas educacionais do país. Em conjunto, os dados apontam para a necessidade de se investir cada vez mais na formação avançada de professores de modo a torná-los capazes de enfrentar estes tempos de aprendizagem vitalícia e conhecimento descartável. Isso só será possível se os investimentos integrados em pesquisa educacional multi e transdisciplinar forem capazes de romper com as caixas especializadas das disciplinas, rompendo os limites que definem especialidades e metodologias.


Palavras-chave

ensino superior; ensino médio; pós-graduação; formação de professores; política educaciona


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1718

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