Cabeçalho da página

O ambiente de modelagem matemática como promotor de mudanças de concepções tradicionalistas do professor de matemática

Arthur Gonçalves Machado Junior, Adílson Oliveira do Espírito Santo

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar, através de episódios , modificações apresentadas pelo professor durante o período de interação no ambiente de investigação, uma escola pública estadual, localizada na periferia de Belém. Foram analisados quatro episódios, nos quais percebemos mudanças significativas em sua postura de sala de aula. Os episódios têm a função de evidenciar essas mudanças, que acreditamos serem provenientes das interações dos personagens do ambiente, professor com o professor-pesquisador e dele com seus alunos.


Palavras-chave

ambiente; modelagem; matemática; mudança; concepção


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Jussara de Loiola. Cálculo, tecnologias modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. Tese (Doutorado) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GONÇALVES, T. O. A formação e desenvolvimento profissional de formadores de professores: o caso dos professores de matemática da UFPA. Campinas, SP, 2000. (Tese de doutorado).

HUETE, J. C. Sánchez; BRAVO, J. A. Fernández. O ensino da matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. PortoAlegre:Artemd, 2006.

MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Modelagem matemática no ensino - aprendizagem: ação e resultados. Belém: UFPA NPADC, 2005 (Dissertação, Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas). http://www.ufpa.br/npadc/gemm/index.htm.

MORETI, Méricles Thadeu; SOARES, Maricélia; ARRUDA, Joseane Pinto de. O jogo das relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho. Zetetike- Cempem-FEUNI CAMP-V.11-N°.20- Julho/Dezembro de 2003- p.85-110.

MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula -3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v5i0.1712

Direitos autorais 2009 CC-BY



Creative Commons License