Cabeçalho da página

Conjugando, na modelagem matemática, o tema religião e alguns debates paradigmáticos

Lênio Fernandes Levy, Adílson Oliveira do Espírito Santo

Resumo

Nesta pesquisa, objetivou-se levar os alunos/sujeitos à compreensão de que há influências inextrincáveis entre o filosofar, em especial o filosofar epistemológico, e as demais manifestações culturais, com destaque para o matematizar. Quanto ao matematizar, objetivou-se inserir o corpo discente em um processo de ensino-aprendizagem pautado pela modelagem de problemas do seu cotidiano e/ou do seu interesse, com ênfase no tema “Religião”, o qual foi escolhido pelos próprios alunos. Nesse processo de modelagem, tornou-se central a discussão (que perpassa o âmbito epistemológico/paradigmático) sobre a importância ou não de serem conjugados conhecimentos afetos a campos disciplinares classificados convencionalmente como distintos. Enfim, no curso da referida dinâmica de modelagem, tentou-se fomentar o debate discente sobre paradigmas epistemológicos, sobre a oposição que existe, por exemplo, entre modernidade e complexidade.


Palavras-chave

modelagem matemática; religião; paradigma


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Jonei Cerqueira. A prática dos alunos no ambiente de modelagem matemática: o esboço de um framework. In: BARBOSA, Jonei Cerqueira; CALDEIRA, Ademir Donizeti; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007, p.161-174.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. A modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000.

LEVY, Lênio Fernandes. A modelagem matemática no processo de ensino-aprendizagem e o conhecimento do conhecimento. In: Anais do II Encontro Paraense de Modelagem Matemática no Ensino. ISSN: 1982-8691. Belém, Pará, 2008.

LEVY, Lênio Fernandes; SANTO, Adílson Oliveira do. Primeiro passo para uma experiência de modelagem matemática. In: Anais da V Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática. ISBN: 978-85- 98601-15-1. Ouro Preto, Minas Gerais, 2007.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 3.ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v6i0.1700

Direitos autorais 2010 CC-BY



Creative Commons License