Cabeçalho da página

Geoplano no ensino de matemática: Alguns aspectos e perspectivas da sua utilização na sala de aula

Dailson Evangelista Costa, Marcos José Pereira, José Ricardo e Souza Mafra

Resumo

Este artigo apresenta uma das pesquisas realizadas na UFT pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O tema abordado é o ensino de Geometria Plana por meio do Geoplano. Defendemos, neste artigo, a concepção de que o ensino de matemática, a partir da utilização de materiais concretos ou manipuláveis, torna-se uma possibilidade para a ação docente. O Geoplano possibilita desenvolver uma melhor percepção visual de formas geométricas, o que facilita a construção de determinadas situações problemas, instigando os alunos a investigá-las e resolvê-las, além de envolvê-los constantemente no processo. A perspectiva do desenvolvimento destas atividades é a de que não se precisa iniciar um tema a partir da teoria, mas também de determinados problemas práticos. Neste sentido, além de tornar o ensino de matemática mais “divertido”, tal perspectiva oportunizará ao educando situações distintas das “maçantes aulas expositivas”, contribuindo assim para a aprendizagem de conhecimentos matemáticos. A proposta é utilizar o Geoplano Retangular para o ensino de conteúdos matemáticos, criando novos cenários no ambiente escolar, privilegiando a investigação. São, ainda, ressaltados alguns resultados obtidos com a aplicação do Geoplano, em uma escola pública, bem como a motivação que os alunos mostraram na sua utilização, nas aulas de matemática.


Palavras-chave

geoplano; ensino de geometria; material concreto


Texto completo:

PDF

Referências


D'AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas SP: Papirus, 2005. (Coleção perspectivas em Educação matemática)

D'AMBROSIO, U. Matemática, ensino e educação: uma proposta globalIn: Sbem temas & debates.Matemática, Ensino e educação: concepções fundamentais. Ano IV, n°3. Rio Claro – SP – 1991. (p.1 – 15).

GATTEGNO, Cleb. A pedagogia da Matemática. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/oquee.html. Acesso em: 28 de out 2009.

GATTEGNO, C. et al. El Material para la Enseñhanza de las Matematicas. 2. ed. Madri (España): Aguilar, 1967.

KNIJNIK, Gelsa; BASSO, N. V. de A.; KLÜNSENER, R. Aprendendo e Ensinando Matemática com o Geoplano. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. (Biblioteca do professor. Coleção Programa do Livro na Escola).

LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores)

MATOS, José Manuel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didática da Matemática. Universidade Aberta; Lisboa, 1996.

MENEZES, J. E. (org.). Conhecimento, interdisciplinaridade e atividades de ensino com jogos matemáticos: uma proposta metodológica. Recife: UFRPE, 2008. (Série Contexto Matemático)

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. In: Bolema: Boletim de Educação Matemática, ano 13, nº 14. Rio Claro: UNESP, 2000, p. 66-91.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v7i0.1695

Direitos autorais 2011 CC-BY



Creative Commons License