Cabeçalho da página

Trilhas temáticas na construção da aprendizagem

Denise Westphal, Edson Roberto Oaigen

Resumo

Este artigo é uma síntese do trabalho realizado há alguns anos pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências, no intuito de proporcionar a aprendizagem significativa através do desenvolvimento de Trilhas Temáticas. Acredita-se se que a utilização destas tem grande eficácia na construção do conhecimento, oportunizando a vivência dos alunos com o conteúdo de forma mais concreta e investigativa e promovendo a relação da teoria com prática, a partir do confronto com o material obtido na pesquisa. As Trilhas garantem, dessa forma, um conhecimento fidedigno de estudo, pois estabelecem níveis de estudo e de aprofundamento, conforme o nível do aluno e do planejamento do professor.


Palavras-chave

trilhas matemáticas; educação ambiental; ensino-aprendizagem


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Marlene Pagliaroni Becker de. Aprendizagem Ambiental: Uma Abordagem para a Sustentabilidade. Florianópolis - SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

BRINKER, Jocelei Maria de Oliveira Pinto. Possibilidades de Ensino e Aprendizagem de Ciências Biológicas a partir de situações existentes numa Trilha ecológica. Dissertação de Mestrado. Universidade de Caxias do Sul, junho de 1997.

BRITO, Maria Inês Rubin. Globalização e Meio Ambiente: Desafios para a Educação Ambiental. Cruz Alta-RS: Monografia de Pós-Graduação da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, 2003.

CARVALHO, Gilvan Artur de. Desenvolvimento, implementação e avaliação programa de Educação Ambiental a campo escolas de 1º e 2º graus. Florianópolis-SC: Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Gestão da Qualidade Ambiental, 2001.

FELDMANN, Fábio. A importância do meio ambiente na construção da cidadania. In: Marilda Almeida Marfan (org.).Educação Ambiental. V.3. Brasília: Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação e Formação de Professores, 2002.

FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário da Língua a Portuguesa. 3 ed. Rio de Curitiba. Editora Positivo. 2004.

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo, E.P.U., 1999.

FLACK, Vânia Lígia. A qualidade do ar no ambiente e a Educação Ambiental na Escola. Monografia de Especialização. Cruz Alta-RS: Universidade de Cruz Alta, 2004.

GRAFF, Diva Helena Licht. A Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Cruz Alta-RS: Universidade de Cruz Alta, 2004.

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A Conexão Necessária. Campinas SP: Papirus, 1996.

GUARIM, Vera Lucia M. S. Barranco Alto: Uma experiência em Educação Ambiental. Prefácio do Prof. Dr. Ozório José de Meneses Fonseca: Guiabá: UFMT, 2002.

KLOCKNER, Karen Silvia Salles Silva. Algumas Diretrizes para Programas de Treinamento, Conscientização e Competência no mbito se Sistemas se Gestão Ambiental. Florianópolis SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.(org.) Sociedade e Meio Ambiente. São Paulo: Cortez, 2000.

MELO, Margarete Siqueira de. Educação Ambiental: Relação Teoria e Prática. Cruz Alta-RS: Universidade de Cruz Alta, 2003.

OAIGEN, Edson Roberto. Atividades Extraclasse e não-formais: uma política para a formação do pesquisador. Tese de Doutorado. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria UFSM, 1995.

OLIVA, Jaime Tadeu. A Educação Ambiental no Ensino Formal. In: Marilda Almeida Marfan (org.).Educação Ambiental. V.3. Brasília: Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação e Formação de Professores, 2002.

OLIVEIRA, Elísio Márcio de. Educação Ambiental uma possível abordagem. 2ª ed. Brasília: Ed. Ibama, 2000.

REGHIN, Jaqueline Ribeiro Bom. A Avaliação da Percepção Sobre Educação Ambiental Entre Os Acadêmicos De Um Curso De Nível Superior. Florianópolis-Sc: Universidade Federal De Santa Catarina Ufsc, 2002.

SARAIVA, Luciana Martins. Proposta Metodológica de Aplicação da Revisão pelos pares como Instrumento Pedagógico para a Educação Ambiental. Florianópolis - SC: Tese de Pós Graduação em Engenharia de Produção, 2002.

SATO, Michele. Relações multifacetadas entre as disciplinas. In: Marilda Almeida Marfan (org.).Educação Ambiental. V.3. Brasília: Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação e Formação de Professores, 2002.

SERRANO, Célia (org.) 2000. A Educação pelas Pedras. São Paulo: Chronos. (Coleção Tours).

SIMSON, Olga Rodrigues de.; PARK, Margaret Brandini.; FERNANDES, Renata Sieiro (org).Educação não-formal: cenários da criação. Campinas-SP: Editora da Unicamp /Centro de Memória, 2001.

ZANINI, Dulce Maria. Meio Ambiente na Educação: uma Temática em Transversalidade no Ensino Fundamental. Florianópolis Sc: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v2i0.1675

Direitos autorais 2006 CC-BY



Creative Commons License