Cabeçalho da página

A formação do professor pesquisador para o ensino da matemática: Uma necessidade na reforma universitária

Iran Abreu Mendes

Resumo

A universidade vem sofrendo mudanças e adaptações constantes com relação ao processo de ensino e pesquisa, ao longo da sua história. Tais mudanças e adaptações talvez sejam ocasionadas pela urgência/emergência de um diálogo sócio-cognitivo estabelecido pela ciência a partir da sua integração com os contextos sociais, culturais e políticos da sociedade planetária. Desse movimento de mutação paradigmática pelo qual a ciência passa, resulta na transformação da educação. É necessário, entretanto, refletirmos sobre essas transformações tomando como referência o caráter investigatório implícito no ensino. Para tanto, elegemos a licenciatura em matemática como foco de nossa discussão, pois não é possível conceber a formação do professor de matemática, no contexto universitário, desvinculada de um espírito investigador que articule os conhecimentos discutidos na formação licenciada, com as condições humanas na qual nos inserimos no planeta. Nesse sentido, acreditamos que o ensino de matemática em contexto universitário deve centrar-se em três grandes aspectos: a sociedade, a cultura e o processo cognitivo gerado pelos e nos dois primeiros, no qual se inclui a matemática produzida. É necessário, entretanto, que os professores das licenciaturas desenvolvam estratégias didáticas que estimulem o espirito investigador dos licenciandos, subsidiando a formação de um professor pesquisador que faça da sua prática docente um constante ir e vir na busca de soluções para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.


Palavras-chave

professores de matemática; ensino de matemática; atividades investigativas


Texto completo:

PDF

Referências


ALLÈGRE, Claude. Deus e a ciência. Bauru, SP: Editora da Universidade do Sagrado Coração,- EDUSC, 2000.

BRUN, Jean. (Org.) Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.( Coleção Horizonte Pedagógicos).

BRUTER, Claude-Paul. Compreender as matemáticas. As dez noções fundamentais. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. Coleção Ciência e Técnica.

D’ AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996. (Coleção: Perspctivas em Educação matemática).

D’ AMBROSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999. (Coleção: Papirus Educação).

MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: flecha do tempo ( No prelo).

MENDES, Iran Abreu. Ensino da Matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. 283 p. Tese (Doutorado em Educação)- Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal , 2001.

MENDES, I. A. Modelagem matemática como suporte metodológico em cursos de formação de professores. Monografia apresentada no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Belém/PA:UFPA,1995.

PIMENTEU, Maria da Glória. O professor em construção. Campinas: Papirus, 1993. (Coleção: Magistério,formação e trabalho pedagógico).




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1618

Direitos autorais 2005 CC-BY



Creative Commons License