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O ensino de serpentes no Ensino Fundamental II e Médio: uma revisão sistemática da literatura

Gabriela Mariano Tomé, Carolina Guarini Marcelino, Paula Guarini Marcelino

Resumo

Objetivou-se a realização de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), baseando-se em uma questão central: “Utiliza-se peças anatômicas e lâminas histológicas como recurso didático no Ensino de Serpentes na Educação Básica?”. Para a RSL foram utilizados descritores “Manual Didático”, “Morfologia de Serpentes” e “Serpentes”, totalizando 17 periódicos; 5 anais de congressos e 2 simpósios relacionados com a temática. Como resultado, foram identificados ao todo 33.135 trabalhos e destes, 57 foram selecionados por apresentarem concordância com a questão central, e apenas 28 foram classificados como Incluídos por conter conteúdos teóricos e práticos relacionados a questão central. Conclui-se que são poucos os trabalhos que abordam a temática Serpentes, principalmente elencando a teoria à prática, e em nenhum deles foi encontrado menção a Histologia.


Palavras-chave

recurso didático; biologia; ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13548

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