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Análise dos documentos norteadores do ensino de ciências sobre radiações eletromagnéticas

Edileuza Santos Pires, Maria Rosangela Soares

Resumo

Este artigo apresenta o estado da arte sobre como o tema radiações é abordado no Ensino Fundamental II (EF II), objetivando verificar como os documentos norteadores da educação básica (LDB, PCN e BNCC) abordam o assunto das radiações eletromagnéticas no ensino de ciências (EC) nessa etapa educacional, conforme sugeriu a Agência Internacional de Energia Atômica, na conferência Bonn Call-for-Action. O desenvolvimento do artigo seguiu as etapas de metodologia sistemática: revisar sistematicamente, identificar, selecionar e avaliar criticamente estudos primários relacionados à temática da pesquisa (ROEVER, 2017). Os dados obtidos revelaram que houve avanços significativos relacionados ao tema das radiações, quando analisado o que orientavam os PCN e o que hoje orienta a BNCC. Verificou-se que o tema foi inserido na BNCC, porém de forma velada, e não há uma interligação entre as unidades temáticas e os objetos de conhecimento. Conclui-se que os documentos norteadores do EF II, no que diz respeito às radiações eletromagnéticas, não contempla ações que visam estimular alunos/as a obter conhecimentos básicos sobre radiação.


Palavras-chave

documentos norteadores; ensino de ciências; radiação


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.12880

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