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Ciência e quadrinhos: algumas relações possíveis

Claudia Almeida Fioresi, Jean Francisco de Oliveira Gomes

Resumo

A circulac?a?o dos quadrinhos na sociedade é uma prática cada vez mais comum, tanto entre crianças, jovens como adultos. Acreditando nas potencialidades dos quadrinhos, como um elemento motivador, e por poder despertar o interesse dos estudantes, buscamos neste artigo discutir sobre possíveis aproximações dos quadrinhos com o ensino de ciências. Para tanto, realizamos um recorte de revistas de quadrinhos explorando algumas histórias populares, como as produzidas pela Marvel, DC comics e Manga?s, demostrando como os mesmos podem se relacionar com alguns conceitos científicos. A partir de nosso recorte buscamos um entrelaçamento entre ficção científica especulativa, o conhecimento científico e o ensino de ciências, apresentando algumas possibilidades e alternativas para a inserção desta linguagem na sala de aula. Além disso, acreditamos que este estudo pode fomentar novas pesquisas que pensem em relações e articulações possíveis entre a ciência e quadrinhos.


Palavras-chave

Quadrinhos, Ficção científica, Ensino de Ciências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11911

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