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O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Micheli Bordoli Amestoy, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto

Resumo

Este artigo aborda o contexto de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e algumas das reverberações na área de Ciências da Natureza (CN), fomentando uma discussão sobre políticas educacionais no cenário contemporâneo do ensino de CN. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a proposta do componente curricular de CN, ao longo das cinco versões da BNCC, com a perspectiva de compreender como a recente reforma educacional foi elaborada e quais as ideologias e interesses que se fazem presentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e pautada em uma análise documental. A partir da análise realizada, observa-se que o ensino de CN sofreu impactos com os impasses vivenciados no contexto político-social brasileiro, ao longo da construção da Base. Ademais, percebe-se a descaracterização de temas relevantes à formação humana e pertinentes à área de CN, como: Educação Ambiental e Sexualidade. Contudo, mesmo diante da notável impotência da comunidade escolar frente à BNCC, permanecem os esforços em fomentar uma análise crítica ao documento, de modo a empoderar professores e professoras a desenvolver aulas com temáticas e abordagens descaracterizadas na Base.



Palavras-chave

Currículo; Políticas Públicas; BNCC; Ensino de Ciências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11887

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