Cabeçalho da página

Fatores comunicacionais para elaboração de produtos/processos educativos em Programas Profissionais de Pós-graduação na área de Ensino/Educação em Ciências e Matemática: reflexões emergentes e em movimento

Robson Vinicius Cordeiro, Renan Oliveira Altoé

Resumo

Na produção de produtos/processos educacionais dos Programas Profissionais de Pós-graduação, percebemos a existência de um movimento de reflexão acerca da materialização e virtualização desses materiais. Assim, este trabalho apresenta alguns fatores e elementos que podem constituir o diálogo comunicacional dos produtos/processos educativos da área de Ensino, transparecendo suas perspectivas conceituais e pedagógicas, auxiliando discentes e docentes nas suas produções, a fim de qualificá-las e de ampliar condições de acesso e utilização por parte da comunidade em geral. A partir de uma abordagem qualitativa, em diálogo com uma pesquisa bibliográfica, nossas reflexões culminaram na construção de cinco fatores (Materialidade, Linguagem, Estética, Usabilidade e Publicidade), como componentes do  Eixo Comunicacional, revelando uma preocupação que está para além de determinações superficiais dos produtos/processos educativos.


Palavras-chave

Programas Profissionais de Pós-graduação; Ensino; Produtos Educacionais; Fatores Comunicacionais; Eixo Comunicacional.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

AREA MOREIRA, M. Los medios de enseñanza: conceptualización y tipología. Web de Tecnología Educativa. Universidad La Laguna, 2010.

BRASIL. Portaria nº 389, de 23 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Brasília: CAPES, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 46 – Ensino. Brasília: CAPES, 2019.

COSTA, M. I. L. da; MENDES, M. L. G. da. A publicidade como ferramenta de consumo: uma reflexão sobre a produção de necessidades. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2012.

DALCIN, A. Um olhar sobre o paradidático de matemática. 2002. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2002.

DALVI, S. C.; REZENDE, O. L. T. de; LORENZONI, L. L. Uma possível aproximação da modelagem matemática na perspectiva sociocrítica e os registros de representação semiótica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 119-134, 2020.

FERREIRA, E. C. O uso dos audiovisuais como recurso didáctico. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010.

FREITAS, R. C. de O. Produtos educacionais na área de ensino da CAPES: o que há além da forma? Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, v. 5, n° 2, 2021.

ISO. ISO 9241-11: Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11 - Guidelines for specifying and measuring usability. Genève: International Organisation for Standardisation, 1997.

KAPLÚN, G. Contenidos, itinerarios y juegos. Tres ejes para el análisis y la construcción de mensajes educativos. In: VI CONGRESO DE ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN (ALAIC), 6., 2002. Santa Cruz de la Sierra, Bolivia, 2002, p. 01-18.

KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 27, p. 46-60, maio/ago, 2003.

MANFREDO, E. G. Discutindo a metodologia do ensino de ciências e matemática: Críticas e possibilidades à prática docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, p. 41-48, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 223 f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1997.

NASCIMENTO, W. E.; BAROLLI, E. Desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de trajetórias de professores de Física. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 05-21, 2021.

RIZZATTI, I. M. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. Actio Docência em Ciências, v. 5, n.2, Curitiba, p. 1-17, ago. 2020.

SACRISTÁN, J. G. Los materiales y las condiciones de enseñanza en docencia y cultura escolar. Buenos Aires: Lugar Editorial, 2001.

SANTANA, E. B.; VALENTE, J. A. da S.; FREITAS, N. M. da S.. Ponderações didáticas e pedagógicas sobre o uso das situações-problema no contexto da abordagem CTS. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 241-254, 2020.

SITYA, C. V. M. A linguística textual e a análise do discurso: uma abordagem interdisciplinar. Rio Grande do Sul: Ed. da URI, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.11627

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License