Cabeçalho da página

Formação de professores de ciências em tempos de pandemia: uma estratégia de EAD sobre enfoques construtivistas e remotos do laboratório didático de ciências

Ivana Elena Camejo Aviles, Eduardo Galembeck

Resumo

No contexto atual de excepcionalidade determinado pela pandemia do novo coronavírus, foi desenvolvida no Educational Technology Lab-UNICAMP uma pesquisa de mediação pedagógica, com perspectiva interpretativa e descritiva no intuito de ter evidências de aprendizagem de professores de ciências sobre enfoques construtivistas e remotos de ensino no laboratório didático de ciências. Neste sentido, propõem-se contribuir com os professores de ciências através da sua formação continuada em enfoques de abordagens construtivistas e remotos para elevar a qualidade da educação científica à distância, assumindo as potencialidades da experimentação remota devido a seu amplo potencial para auxiliar o processo de ensino de ciências à distância. Como parte dos resultados da aplicação da estratégia de educação à distância para a formação continuada dos professores, foi possível a identificação de evidencias de aprendizagem consistentes com as tendências construtivistas de ensino de ciências no laboratório didático.


Palavras-chave

formação continuada do professor de ciências; abordagens construtivistas; enfoque epistemológico; aprendizagem significativa; experimentação remota; laboratório didático de ciências


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRES, M; PESA, M: MOREIRA, M. (2007). El trabajo de laboratorio en cursos de física desde la teoría de campos conceptuales. Ciência & Educação, 12 (2), pp.129-142. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200002.

BARBERÁ, O. & VALDÉS, P. (1996). El trabajo práctico en la enseñanza de las ciencias: una revisión. Enseñanza de las Ciencias, 14 (3), pp. 365-379.

BAROLLI, E.; LABURU, C. E. & GURIDI, V. M. (2010). Laboratorio didáctico de ciencias: caminos de investigación. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 9 (1), pp. 88-110.

BORGES, A. T. (2002). Novos Rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 19 (3), pp. 291-313.

CACHICHI, R. C., JUNIOR, G. G, AUTOR 2, JUNIOR, J. A. M. S, GOMES, D. F. & SIMONI, J. DE A. (2020) Creation of a Phenol/Water Phase Diagram Using a Low-Cost Automated System and Remote Transmission. Journal of Chemical Education, 97 (10), pp. 3667-3672. DOI: http://dx.doi.org/10.1021/acs.jchemed.0c00070.

AVILES; I. E; GALEMBECK, E. (2019). Concepciones epistemológicas y visiones pedagógicas sobre la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias: el caso de profesores de Brasil y Venezuela. Investigações em Ensino de Ciências, 24 (2). DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p256.

AVILES; I. E. (2020). Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.

AVILES; I. E; GALEMBECK, E. (2020). UEPS sobre el enfoque epistemológico y remoto del laboratório didáctico: evidencias de aprendizaje significativo de professores de ciências. Aprendizagem Significativa em Revista, 10 (1), pp. 33-45.

AVILES; I. E; GALEMBECK, E. (2017). Laboratorio constructivista y remoto: secuencia didáctica potencialmente significativa para la formación continuada del profesor de ciencias en Latinoamérica. Enseñanza de las Ciencias, Núm. Extra, pp. 2485-2490.

AVILES; I. E; FLORES, J; GALEMBECK, E. (2020). El papel de la experimentación didáctica en la enseñanza de las ciencias: evidencia del aprendizaje significativo de sus maestros. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16 (36), pp. 53-65.

DECRETO Nº 9.057, DE 25 DE MAIO DE 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

FLORES, J., CABALLERO, M. & MOREIRA, M. A. (2011). Construcción de un marco teórico/conceptual para abordar el trabajo de laboratorio usando el diagrama V un estudio de caso de la UPEL/IPC. Revista de Investigación, 35 (73), pp. 241-266.

FLORES, J; CABALLERO, C & MOREIRA, M. A. (2014). Los mapas conceptuales como ins trumentos evaluativos del nivel de construcción integrativa de significados en el laboratorio de bioquímica bajo un enfoque constructivista. Investigações em Ensino de Ciências, 19 (3), pp. 611-624.

FLORES, J., SAHELICES, C., CONCESA, M., & MOREIRA, M. A. (2009). El laboratorio en la enseñanza de las ciencias: Una visión integral en este complejo ambiente de aprendizaje. Revista de Investigación, 68, pp. 75-111.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. (2020). Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Disponível em https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1

GRECA, E., MENESES, J. E DIEZ, M. (2017). A formación en ciencias de los estudiantes del grado en maestro de Educación Primaria. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 16 (2), pp. 231-256.

HODSON, D. (1994). Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratorio. Enseñanza de las Ciencias, 12 (3), pp. 299-313.

HOFSTEIN, A. (2004). The laboratory in chemistry education: thirty years of experience with developments, implementation, and research. Chemistry Education: Research and Practice, 5(3), 247-264 (8)

HOFSTEIN, A. & LUNETTA, V, N. (2004). The laboratory in science education: Foundation for the 21st century. Science Education, 88, 28-54. doi:10.1002/sce.10106

INSTITUTO PENÍNSULA. (2020). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/05/ Pulso-Covid-19_-Instituto-Península.pdf

MORAES, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, n. 2, p.191-210.

MOREIRA, Marco. (2013). Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas v e unidades de ensino potencialmente significativas. Disponível em: http://www.profjudes.unir.br/uploads/44444444/arquivos/TAS_1490483223.pdf

MOREIRA, M. A. (2012). Mapas Conceituais e aprendizagem significativa. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf

MORENO-RODRIGUES, A. S. & MASSENA, E. P. (2020). Cooperação latino-americana para a formação de professores de ciências. https://doi.org/10.1590/21172020210143

NOVAK, J & CAÑAS, A. (2020, jan-jun.). A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis. Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29.

SILVA, J. B. da, BILESSIMO, S. M. S, SCHEFFER, G. R.& SILVA, I. N. da. (2020). Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.942




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.11208

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License