Cabeçalho da página

Frestas em pesquisas sobre o Ensino de Ciências e a Educação de Jovens e Adultos: indicativos de um universo a explorar

Sirliane da Costa Viana, France Fraiha- Martins, Joyce Melo Mesquita

Resumo

Este trabalho centra-se em analisar as produções científicas sobre o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas plataformas digitais de grande visibilidade acadêmica que divulgam e socializam pesquisas em educação. O estudo explorou registros publicados no período de 2009 a 2019 nas plataformas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). As duas fontes de pesquisa são importantes representantes da produção científica em educação no Brasil, em especial, sobre os anos escolares iniciais incluindo a EJA.  O levantamento das produções nas plataformas da CAPES e da ANPED ratificam a necessidade e importância de se intensificar o desenvolvimento de mais pesquisas que tratem sobre o Ensino de Ciências na EJA, não apenas pela incipiente produção, citada em boa parte dos trabalhos analisados, mas porque a relevância dessa temática passa, inclusive, pela formação crítica na qual as pessoas sejam capazes de identificar e analisar os modelos de desenvolvimento econômico, político, social, científico, tecnológico e ambiental em que estão inseridas.


Palavras-chave

Ensino de Ciências; EJA; Produção Científica.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Simone Paixão. Leitura no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos. 253 f. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação, Brasília, 2017.

ARROYO, M. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e responsabilidade pública. In: SOARES, L., GIOVANETTI, M.A., GOMES, N.L. (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p.19-50.

ANPED. Reuniões Científicas. Endereço eletrônico: https://anped.org.br/reunioes-cientificas/nacional.

CAVAZOTTI, M. A; SILVA, Borges M. C.; NEVES, V. F. Letramento de Jovens e Adultos com ênfase nas questões Socioambientais. In: 30ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2007, Caxambu. Anais da 30ª Reunião Nacional da Anped, 2007. Publicado em: 30reunião.anped.org.br/trabalhos.

CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES. Endereço eletrônico: https://catalogodeteses.capes.gov.br

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018. 360p. (Coleção educação em ciências).

COELHO, Suzana Lanna Burnier; CRUZ, Regina Mara Ribeiro. Limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos. In: 31ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2008, Caxambu. Anais da 31ª Reunião Nacional da Anped, 2008. Publicado em: 31reunião.anped.org.br/trabalhos.

DESLAURIERS, J; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Trad. Ana Cristina Nasser. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FERREIRA, Nadja. Educação socioambiental de jovens e adultos: uma proposta Crítico emancipatória — presencial e a distância — de Formação de professores. In: 30ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2007, Caxambu. Anais da 30ª Reunião Nacional da Anped, 2007. Publicado em: 30reunião.anped.org.br/trabalhos.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 54ª ed. (ver. e atual.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOMES, Dinorá de Castro. A confluência da Educação Ambiental (EA) com a Educação Popular (EP) na alfabetização de adultos trabalhadores em cooperativa de resíduos sólidos. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Nacional da Anped, 2015. Publicado em: 37reunião.anped.org.br/trabalhos.

GOUVEIA, Daniele da Silva Maia. As tecnologias na contemporaneidade e a qualidade do ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos: o olhar da teoria das representações sociais. 165 f. Tese (Doutorado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Programa de Pós- Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, 2019.

INEP. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Portal Inep. 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso em: 01 jun. 2020.

JENSEN, Gerda Maisa. Charles Darwin (1809-1882) e os peixes elétricos: história e natureza da Ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado) – Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

KRIPKA, R. M. L.; VIALI, L.; DICKEL, A.; LAHM, R. A. Ensino, aprendizagem e novas tecnologias: relações entre abordagens teóricas clássicas e contemporâneas. In: Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.16, n. 37, 2020. p. 39-53.

LOPES, Gláucia. Leituras em aulas de física na Educação de Jovens e Adultos no ensino médio. Tese. (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2009.

MONACO, Graziela Del. O encontro entre o saber de referência dos estudantes e os conteúdos de ciências no currículo da Educação de Jovens e Adultos. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

NETO, Giovani Zanetti. Delineamento de ações educativas para o ensino de física na Educação de jovens e adultos. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação, Espírito Santo, 2016.

PARANHOS, Rones de Deus. Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos: o pensamento político-pedagógico da produção cientifica brasileira. 229 f. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília - Faculdade de Educação Programa de Pós-graduação em Educação, Brasília, 2017.

PEIXOTO, Joana. Culturas digitais juvenis e as práticas educativas na EJA. In: 33ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2010, Caxambu. Anais da 33ª Reunião Nacional da Anped, 2010. Publicado em: 33reunião.anped.org.br/trabalhos.

PEREIRA, Julio Cezar Matos. Os usos das tecnologias móveis nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos. 460 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2017.

RIBEIRO, D. N. C.; LUCIO, E. O.; ALMEIDA, A. C. P. C. Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a perspectiva do estudo implicado no ensino de ciências: um olhar para a Amazônia brasileira. In: Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.17, n. 39, 2021. p. 163-179.

SAMPAIO, Marisa Narcizo. Educação de jovens e adultos: Uma história de complexidade e tensões. In: Revista Práxis Educacional. Dossiê temático Educação de pessoas Jovens e Adultas. V.5, n.7, 2009. p.13-27. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/600 . Acesso em: 20 mar. 2021.

SANTOS, João Paulo Victorino. O ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos do ensino médio no município de Itumbiara-GO. 299f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Química, Uberlândia, 2016.

ZURRA, Raiziana Mary de Oliveira. Aproximações das representações de Ciências por estudantes da Educação de Jovens e Adultos em comunidades rurais de Tefé-AM à Etnociência. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) - Polo Universidade do Estado do Amazonas, Cuiabá, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11138

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License