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Pesquisa de percepção sobre ensino de ciências: mudanças climáticas e desmatamento estão entre os temas mais relevantes para estudantes secundaristas

Rodrigo Bastos Cunha

Resumo

Nas últimas décadas, ganharam força, no Brasil, as pesquisas sobre ensino de ciências com propostas de abordagem das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, conhecida como ensino CTS. Nessa perspectiva, as aulas de biologia, física e química do ensino médio deveriam abordar os impactos positivos e negativos da ciência para a sociedade e o ambiente. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de percepção sobre ensino de biologia, física e química com estudantes secundaristas de todo o país. O objetivo da pesquisa é ver o quanto o ensino CTS está consolidado nas salas de aula do ensino médio e seu impacto na percepção dos estudantes. Utilizou-se, como ferramenta, um questionário pela internet com perguntas fechadas, em que o respondente não se identifica. Os resultados apontam que temas como mudanças climáticas e desmatamento têm relevância mais alta para os estudantes do que temas do cânone da ciência.


Palavras-chave

ensino de biologia; ensino de física; ensino de química


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10934

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