Intervenções comportamentais para promover uso de capacete de ciclismo em trabalhadores terceirizados
Resumo
Acidentes de trajeto são aqueles que ocorrem no percurso que o trabalhador faz diariamente para se deslocar de seu domicílio para o local de trabalho e vice-versa. Trabalhadores que se deslocam por meio de bicicletas estão expostos a diversos riscos ambientais. O uso de capacete de ciclismo, enquanto equipamento de proteção individual, é uma estratégia de segurança que pode diminuir a gravidade de acidentes. A instalação e manutenção do comportamento seguro ligado ao trabalho é a principal preocupação da Behavior-Based Safety – BBS. Esta pesquisa objetivou investigar os efeitos de uma intervenção em três fases (acesso ao EPI; envio de banners com feedback; implementação de recompensas) sobre a frequência do uso do capacete em trabalhadores terceirizados numa universidade. O efeito da aplicação das intervenções (VI) sobre a frequência do comportamento de usar o capacete (VD) foi avaliado em um delineamento de linha de base múltipla entre os participantes. Resultados mostraram que o acesso ao capacete (Fase 1) não foi suficiente para promover o comportamento de usar o EPI nos participantes; na fase de Feedback (Fase 2), um participante apresentou o comportamento seguro em todas as sessões de observação; (3) na Fase 3, de Recompensas, um participante usou o capacete em todas as sessões. Esses dados indicam que não basta o acesso livre ao capacete para promover seu uso e que intervenções como feedback de desempenho e instruções sobre segurança laboral, acrescido de recompensas contribuem para a aquisição do comportamento seguro no deslocamento para o trabalho.
Palavras-chave: capacete, segurança comportamental, feedback, bicicleta, recompensa.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19768
