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Uma revisão sistemática da literatura sobre procedimentos de correção de erros

Graciele de Jesus Baia, Rodrigo Sousa da Silva, Tatiany Ribeiro do Carmo, Ravi Moreira Lima de Castro, Álvaro Júnior Melo e Silva, Romariz da Silva Barros, Tatiana Evandro Monteiro Martins

Resumo

A presente revisão sistemática da literatura teve como objetivo mapear e organizar a partir de categorias de análise os estudos que utilizaram procedimentos de correção de erros no contexto de intervenção analítico- comportamental ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A busca em bases de dados resultou em 395 artigos recuperados, que após análise, a amostra final conteve apenas 18 artigos. De modo geral, os resultados indicaram que os procedimentos de correção de erro Active Student Repetition (ASR) ou Single Response Repetition, Model ou Demonstration e Multiple Response Repetition foram os mais utilizados. Com relação ao tipo de repertório alvo ensinado, procedimentos de correção vêm sendo mais aplicado no ensino de repertórios verbais do que motores. A pesquisa fornece uma visão geral sobre os diferentes tipos de procedimentos de correção de erros e suas derivações comumente descritos na literatura da área, em quais contextos de ensino, repertórios e perfil de participantes tais procedimentos foram aplicados, e os efeitos obtidos. Tais informações visam contribuir para a prática de terapeutas e profissionais, principalmente auxiliando na escolha do procedimento de correção de erro mais adequado a partir da consideração desses diversos fatores.

Palavras-chave: procedimento de correção de erro, TEA, autismo, análise aplicada do comportamento, DTT.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v21i2.19766

Revista Brasileira de Análise do Comportamento/ Brazilian Journal of Behavior Analysis
ISSN 1807-8338 Versão Impressa / 2526-6551 Versão Eletrônica