Cabeçalho da página

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Papers do NAEA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

  • a) A formatação dos Papers deve seguir dos seguintes padrões: 
  1. Folha: A4; 
  2. Editor de texto: Microsoft Word (extensões: .doc e .docx); 
  3. Margens: superior  3 cm, inferior 2 cm, interna 3 cm e externa 2 cm;
  4.  Cabeçalho e rodapé: 1,5 cm; 
  5. Fonte: Times New Roman, tamanho 11; 
  6. Parágrafo: espaçamento entre parágrafos: 0; entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; recuo especial da primeira linha: 1,20. 
  7. Número de páginas: 15 a 60 (Artigos de 15 a 30 e relatórios até 60).
  • b) Os artigos podem ser apresentados em português, francês, espanhol ou inglês. Usar itálico ao invés de sublinhado ou negrito. A primeira página do artigo deve conter os títulos, os autores e suas respectivas filiações, os resumos e as palavras-chave:
  1. Título do artigo em português e inglês, claros e concisos (para textos em espanhol e francês incluir os títulos em português e inglês);
  2. Resumos em português e inglês, com 150 a 200 palavras (caso o artigo seja em outra língua, acrescentar o resumo e as palavras-chave na respectiva língua) acompanhados de até 5 palavras-chave escritas nos respectivos idiomas, separadas entre si com ponto final (.);
  3. Os resumos devem ser informativos (tema, objetivo, metodologia, resultados e conclusão).
  • c) Iniciar o texto em linguagem clara e objetiva, e atentar para uma estrutura adequada ao artigo científico (introdução, desenvolvimento e conclusão). Os capítulos não são numerados. 
  • d) As figuras (fotos, esquemas, gráficos, mapas etc.) e tabelas devem ser: inseridas e citadas no decorrer do texto e não ao seu final; numeradas e tituladas (títulos de figuras e tabelas em Times New Roman 10). Citar a fonte no caso de figuras ou tabelas já publicadas.
  • e) Incluir notas de rodapé que forem imprescindíveis, de caráter explicativo, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos na seguinte formatação: Letra Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado. Não usar notas de rodapé para incluir referências bibliográficas.
  • f) Não incluir Anexos (a menos que sejam essenciais ao entendimento do texto, e nesse caso, após as Referências).
  • g) Os textos acolhidos para publicação serão formatados pela Editoração do NAEA, mas a revisão é de responsabilidade do autor.

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

a) CITAÇÕES

As citações devem ser indicadas no texto no sistema de chamada autor-data. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor (pela instituição, responsável ou título) incluído na sentença, devem ser em letras maiúsculas (Inicial) e minúsculas: Autor (ano).

Equando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas, seguidas do ano de publicação (AUTOR, ano) e  nas citações diretas, inclui-se a paginação: (AUTOR, ano, p. xx)

As fontes com 4 ou mais autores devem ser citadas pelo primeiro autor, seguido da expressão et al., e ano. No texto: Cardoso et al. (2021); e quando estiverem entre parêntese (CARDOSO et al., 2021).

As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, com a formatação: Recuo 4, letra tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

  

b) REFERÊNCIAS

Devem ser apresentadase ordenadas  alfabeticamente ao final do artigoNa lista de referências devem constar apenas os autores citados no corpo do texto. Normas adaptadas de ABNT/NBR 6023/2018.

Exemplos de referências no Sistema Autor-data

1) Quando a fonte é Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica:

TRINDADE JÚNIOR, S. C. da. Um “skyline” em mutação: o velho centro e as transformações urbanas em Belém. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 21, n.1, p. 57-78, jan./abr. 2018.

2)Quando a fonte é Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica em meio eletrônico:

COSTA, F. de A. Economia camponesa referida ao bioma da amazônia: atores, territórios e atributos. Papers do Naea, Belém, v. 1, n. 2, ed. 476, p. 1-67, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i2.10390. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/10390. Acesso em: 11 maio 2021.

3) Quando a fonte é artigo e/ou matéria de jornal

SOUZA, I. Livro discute o futuro da espécie humana. Beira do Rio, Belém, set. 2010. Caderno Meio ambiente, p. 11.

4) Quando a fonte é um trabalho apresentado em Evento

CARDOSO, S. L. C.; FIGUEIREDO, S. L. Jardins botânicos: preservação, práticas sociais, gestão e turismo no ambiente urbano. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO: CRÍTICA E ATUALIZAÇÃO DO DEBATE NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA, 2., 2018, Belém, PA. Anais [...]. Belém: NAEA, 2018. p. 50-53.  Disponível em: http://www.naea.ufpa.br/naea/novosite/livro. Acesso em: 23 mar. 2020.

5) Quando a fonte é um livro ou capítulo de livro

FIGUEIREDO, S. L. Viagens e viajantes. 2. ed. Belém: NAEA, 2021.

CASTRO, E. A Amazônia e seu lugar central na integração sul-americana. In: NASCIMENTO, D. (org.). Relações internacionais e defesa na Amazônia. Belém: NAEA, 2008. p. 18-133.

6) Quando a fonte é um livro disponível em meio eletrônico

SIMONIAN, L. Mulheres Pan-amazônidas: enciclopédia cooperativa de biografias. Belém: NAEA, 2011. Disponível em: http://issuu.com/l.simonian/docs/mulheres_pan_amazonidas_enciclopedia?e=5267459/2900 133. Acesso em: 12 jun. 2013.

7) Quando a fonte é um trabalho acadêmico(Tese/Dissertação/Monografia)

MOREIRA, S. M. B. de L. Ciência e educação superior na Amazônia: Trajetória e contribuição do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Orientador:  Luis E. Aragon. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

8) Quando a fonte é um documento jurídico (Leis/portarias/resoluções)

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Departamento Nacional de Produção Mineral. Anuário mineral brasileiro: 1976-2010. Brasília, DF, 2010.

9) Quando a fonte é uma Live

CASTRO, E. Amazônia e o pensamento colonial. Belém: PPGCOM/UFPA, 02 jul. 2020. 1 vídeo (86 min). Live. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hYSq52Mpl9c. Acesso em: 10 set. 2020. Participação de Otacílio Amaral Filho e Rosana Maria Albino Steinbrenner.

10) Internet

MONTEIRO, G. Projeto analisa a relação de municípios paraenses com os grandes rios da região. Disponível em < http://www.ufpa.br/naea/noticias.php?mvitem=6>. Acesso em: 05 jun. 2013.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 11 -pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.