ENSINO COMPARADO: A IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA ESCOLAR SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO EM BRASIL E A GUINÉ-BISSAU
Resumo
Este trabalho aborda os possíveis impactos da estrutura escolar e das práticas pedagógicas nos indicadores de rendimento e qualidade do ensino. A qualidade educacional está profundamente relacionada à infraestrutura escolar, à formação qualificada dos docentes e à gestão eficiente dos recursos. Trata-se de uma revisão da literatura de caráter bibliográfico. Infraestruturas adequadas, como salas de aula bem equipadas, acesso à tecnologia e espaços seguros, são cruciais para um bom aprendizado. Contudo, a qualidade do ensino também depende da formação contínua e da motivação dos professores. A estrutura escolar por si só não garante bons resultados, sendo necessária uma gestão eficiente de recursos e a implementação de práticas pedagógicas adequadas. O desempenho dos estudantes em avaliações externas, como o ENEM e o SAEB, está diretamente relacionado ao acesso a esses recursos. Diante disso, a motivação intrínseca é fundamental para o sucesso acadêmico. Conclui-se que o Estado deve se preocupar não apenas com a construção de escolas, mas também com a equidade, a valorização dos profissionais da educação e a melhoria das práticas pedagógicas, promovendo, assim, um ensino de qualidade e o desenvolvimento social.
Palavras-chave
Estrutura escolar; Formação docente; Gestão escolar; Motivação intrínseca.
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PDFReferências
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Agradecimento: O primeiro autor mestrando do PPPGECH agradece à CAPES pelo incentivo da bolsa de mestrado e à UFAM, PPGECH pela acolhida.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v13i1.17643
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