Logo do cabeçalho da página
Nova Revista Amazônica

A Nova Revista Amazônica é um periódico quadrimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens, privilegiadamente nas linhas de pesquisa:

1. Narrativas e imagens na Amazônia;

2. Educação, imagens e culturas na Amazônia e,

3. Saúde e sociobiodiversidade na Amazônia.

Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia, mediante a compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas.

                   ISSN: 2318-1346                     



                   

                                                        

                                                                                                       

                                                                                

                 

Notícias

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

HISTÓRIAS E AMBIENTES NA AMAZÔNIA

Organizadores:

 Dr. Kelerson Semerene Costa (do Departamento de História e do Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília)

Dr. José Inaldo Chaves (do Departamento de História da Universidade de Brasília)

RESUMO

Este dossiê dedica-se à análise, em perspectiva interdisciplinar e transnacional, das interações entre sociedades e ambientes na Amazônia. Serão bem vindas contribuições que abordem, dentre outros temas, as dinâmicas socioambientais e econômicas, os fluxos migratórios, os conflitos agrários e a atuação de organizações políticas estatais e não-estatais ao longo do tempo; as interfaces socioculturais entre a ação antrópica, as biotas e os seres não-humanos na produção das territorialidades (inclusive as representações da natureza e do território); as relações e dinâmicas de fronteiras; as experiências urbanas diversas (dos primeiros assentamentos coloniais às cidades contemporâneas, por exemplo); as historicidades das comunidades locais (indígenas, quilombolas, camponesas, ribeirinhas etc.), suas epistemologias nativas e sua importância global; os direitos humanos e da natureza. Com um amplo recorte temático, o dossiê pretende ser um espaço de troca de experiências acadêmicas entre pesquisadores/as de diferentes instituições nacionais e estrangeiras que se dedicam à compreensão histórica da Amazônia, seus sujeitos humanos e não-humanos e suas conexões globais.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 30/06/2021.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>



 
Publicado: 2020-11-04

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

SAÚDE E DOENÇA NA AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE

Organizadores:

Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte (Universidade Federal do Pará)

Dr. Érico Silva Muniz (Universidade Federal do Pará)

Dra. Tânia Chaves (Instituto Evandro Chagas)

Dr. Rômulo de Paula Andrade (Fundação Oswaldo Cruz)

RESUMO

A partir de uma perspectiva interdisciplinar, este dossiê tem o objetivo de discutir os fenômenos biológicos, sociais e culturais envolvidos na saúde e no processo de doença entre as populações que vivem na Amazônia, com ênfase na convivência de diferentes práticas terapêuticas tradicionais, interações de saberes e fazeres neste vasto território. A proposta filia-se aos recentes estudos que debatem campanhas de saneamento das cidades, a ameaça e os impactos causados pelas epidemias em diferentes temporalidades, e o papel desenvolvido pelas instituições de saúde. Pretendemos, portanto, abordar a saúde, o corpo e as doenças a partir de diferentes abordagens: observando a atuação de cientistas e médicos, debatendo a produção de ideias e ações de política públicas, e, por extensão, as práticas tradicionais observadas na região como a atuação de curandeiros, pajé, parteiras, erveiras, e seus contextos sociocósmicos. Justifica-se como fundamental o estudo desta temática na Amazônia, considerando que atualmente novas investigações sobre instituições, associações médicas e práticas tradicionais na região têm sido objeto de publicações, dissertações e teses nas áreas de História, ciências sociais e saúde coletiva. O dossiê pretende promover, portanto, um amplo debate sobre o dimensionamento dos processos de saúde e/ou doenças entre as populações na Amazônia.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 31/03/2021.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>


 
Publicado: 2020-10-14

Chamada permanente de artigos para seção livre e de ensaios etnofotográficos

A Nova Revista Amazônica (ISSN 2318-1346) abre chamada permanente para submissão de artigos para seção livre e de produções imagéticas para a seção ensaios etnofotográficos. O (s) autor (s) deverão se cadastrar diretamente no site do periódico, e submeter seu material de acordo com o escopo e as normas da revista.
 
Publicado: 2019-01-25