Logo do cabeçalho da página
Nova Revista Amazônica

A Nova Revista Amazônica é um periódico quadrimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens, privilegiadamente nas linhas de pesquisa:

1. Narrativas e imagens na Amazônia;

2. Educação, imagens e culturas na Amazônia e,

3. Saúde e sociobiodiversidade na Amazônia.

Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia, mediante a compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas.

                   ISSN: 2318-1346                     



                   

                                                        

                                                                                                       

                                                                                

                 

Notícias

CONVOCATÓRIA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

CORPOS, ESTADOS E CRISES

Organizadores:


Dra. Denise Machado Cardoso
Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-graduação em Cidades: Territórios e Identidades (UFPA). Email: denisecardosoufpa@gmail.com;

Dra. Luísa Maria Silva Dantas
Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade
Federal do Pará (UFPA). Email: luisadantas@ufpa.br;

Dr. Segone Ndangalila Cossa
Professor do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) - Unidade Acadêmica de Palmares. Email: cossa.segone@unilab.edu.br;

RESUMO
Este dossiê se propõe a congregar trabalhos que estejam preocupados em debater e refletir como o ultraliberalismo e o avanço da extrema direita, em níveis nacional e internacional, estão afetando corpos e vidas periféricas – na Panamazônia (em especial no Brasil) e no continente africano (e seus afrodescendentes ao redor do mundo). Convidam-se análises que estejam pautadas em interseccionalidades acionadas na uberização de trabalhos, nos serviços domésticos e de cuidados, na organização do cotidiano, e sobre o quê e como podem estes corpos impactados por essas configurações de vida e trabalho. Amplamente denunciado por movimentos negros e de direitos humanos, o genocídio das populações negras se tornou o lugar comum dentro do modus operandi dos órgãos de repressão do Estado e o resultado da falta de assistência e garantia de direitos, como a vida, a saúde e a educação; o que acontece historicamente e se intensifica em momentos de crise. Agravando este cenário, temos a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que assola o mundo desde dezembro de 2019 e provoca a Covid-19. Inicialmente tida como uma doença sem rosto, gênero, raça e classe social, tem escancarado as desigualdades sociais e a falta de políticas específicas para diminuir o contágio entre grupos e populações desfavorecidas. O número de óbitos por Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda grave em populações mais
vulneráveis convocam estudos em que marcadores sociais da diferença sejam identificados para descrever e classificar as vidas que importam para o Estado e o descaso com as que menos importam para este. Corroborando para a construção de um novo tempo e mundo, onde a justiça social e justiça cognitiva caminhem imbricadas e concomitantemente, convidamos pesquisadores e pesquisadoras, sobretudo periféricos, oriundos de grupos e segmentos historicamente silenciados, como é o caso de intelectuais africanos/as e brasileiros/as (amazônidas, nordestinos/as, indígenas e negros/as), a contribuírem com análises acerca da violência, do consumo, do mundo do trabalho e da cidadania; propostas epistêmicas, filosóficas e ontológicas serão muito bem acolhidas visando suscitarem possibilidades de aprendizado e superação, implicadas na configuração da cartografia social da morte e das desigualdades sociais na contemporaneidade e em tempos de pandemia. A proposta deste dossiê busca valorizar a circulação de um capital epistêmico periférico para produzir narrativas contra hegemônicas, que ensinem, afetem e reestruturem o centro.

As contribuições devem ser enviadas em tempo:

1º PRAZO: 10/07/2020.

2º PRAZO: 31/07/2020.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e vídeos etnográficos.

Diretrizes para autores:

<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>

 
Publicado: 2020-05-18

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS COMUNITÁRIAS

Organizadoras:

Dra. Cristina Maria Coimbra Vieira
Professora Associada - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra-Portugal E-mail: vieira@fpce.uc.pt

Dra. Norma Cristina Vieira

Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Bragança (CBRAG). E-mail: normacosta@ufpa.br

RESUMO

O dossiê temático propõe-se apresentar pesquisas, vivências e atividades com diferentes grupos, a partir dos saberes, da educação e das relações de gênero, de geração, entre humanos e não humanos enquanto eixo estruturante da organização social dentro e fora da Amazônia. Serão de grande relevância para a temática do dossiê contributos de várias áreas científicas, com enfoques teóricos e metodológicos eventualmente distintos, mas todos contribuindo para a produção de conhecimento científico válido e credível, que possa sustentar as práticas socioambientais comunitárias de profissionais diversos.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 30/09/2020.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores:

<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>

 
Publicado: 2020-05-06

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA VIDA

Organizadores:

Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado

Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade de Coimbra-Portugal. E-mail: lalcoforado@fpce.uc.pt

Dra. Nivia Maria Vieira Costa

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará –IFPA/Campus de Bragança. E-mail: nivia.costa@ifpa.edu.br

RESUMO

O dossiê objetiva estimular diálogos e promover a partilha de saberes sobre a formação de jovens e adultos pertencentes à modalidade EJA em diferentes espaços da vida, bem como fortalecer as relações históricas e culturais presentes e vividas por educadores(as) e/ou pesquisadores(as) do Brasil e Portugal nessa área de estudo. Serão de grande relevância para a temática do dossiê estudos interdisciplinares, com enfoque teórico e metodológico, que abordem políticas e práticas educativas que sejam marcos significativos para a construção de sociedades mais humanizadas.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 30/09/2020.

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>

 
Publicado: 2020-05-06