Logo do cabeçalho da página
Nova Revista Amazônica

A Nova Revista Amazônica é um periódico trimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, dedicado à publicação de trabalhos na área de Saberes e Linguagens. 

Dialogando, de maneira interdisciplinar, com diversas áreas da ciência e outros conhecimentos, que perpassam por diferentes expressões históricas, políticas, estéticas e artísticas, a Nova Revista Amazônica publica trabalhos que tenham o intento de estudar, a partir de movimentos endógenos e exógenos, as diversas representações e práticas que perfizeram e perfazem as várias configurações das culturas da/na Amazônia e em diálogo com pesquisas sobre outras regiões do Brasil e do mundo, por meio da compreensão das diferentes formações discursivas, em diferentes linguagens, e suas correspondentes condições sociais e históricas de produção.

São aceitos artigos em português, inglês e espanhol. A revista publica artigos originais inéditos, resenhas, ensaios etnofotográficos, crônicas etnográficas, vídeos etnográficos e entrevistas. Cada artigo poderá ser submetido por até 4 autores/as, sendo exigido que pelo menos um/a tenha o título de doutor/a.

Notícias

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

Chamada para publicação

Nova Revista Amazônica

Número 03 (jul/dez 2023)

Dossiê: Saberes e Resistência

Este número acolherá estudos que se dedicam às reflexões acerca dos Saberes e suas relações com o conceito de Resistência. As perguntas que nos movem são: Como a Resistência se constitui um dispositivo criativo e quais Saberes são acionados quando necessitamos resistir a contextos em que nossas liberdades são cerceadas?

Serão, assim, bem-vindos trabalhos que discutam figurações de Resistência desde os tempos de lutas anticoloniais e manifestações na contemporaneidade, em diversas áreas dos Saberes. Os trabalhos podem ser escritos em portugues, inglês ou espanhol.

Esta chamada propõe trabalhos em ampla perspectiva, considerando temporalidades e espacialidades diversas, com o intuito de reunir estudos com proposições e elaborações conceituais sobre o papel da Resistência e sua relação com os Saberes. Estão no horizonte deste número, reflexões por meio de uma abordagem literária dialogada com outros campos do saber como Artes, História, Antropologia, Sociologia, Geografia, entre outros.

 

Dossiê organizado por:

Ana Lilia Carvalho Rocha (Universidade Federal do Pará - Brasil)

Firuze Guzel (Ege University - Turquia)

Mehrinigor Bahodirovna Akmedova (Bukhara State University - Uzbequistão)

Yvonne Malambo Kabombwe (University of Zambia - Zambia)

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 31 de junho de 2023.
Os trabalhos podem ser escritos em portugues, inglês ou espanhol.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra

___________________________________________

Call for publication

New Amazon Magazine

Number 03 (Jul/Dec 2023)

Dossier: Knowledge and Resistance


This issue will host studies dedicated to reflections on Knowledge and its relations with the concept of Resistance. The questions that move us are: How does Resistance constitute a creative device and what Knowledge is activated when we need to resist contexts in which our freedoms are curtailed?

Works that discuss Resistance figures from the times of anti-colonial struggles and contemporary demonstrations, in various areas of Knowledge, will therefore be welcome. Papers can be written in Portuguese, English or Spanish.

This call proposes work in a broad perspective, considering different temporalities and spatialities, with the aim of bringing together studies with propositions and conceptual elaborations on the role of Resistance and its relationship with Knowledge. On the horizon of this issue are reflections through a literary approach in dialogue with other fields of knowledge such as Arts, History, Anthropology, Sociology, Geography, among others.


Dossier organized by:

Ana Lilia Carvalho Rocha (Federal University of Pará - Brazil)

Firuze Guzel (Ege University - Turkey)

Mehrinigor Bahodirovna Akmedova (Bukhara State University - Uzbekistan)

Yvonne Malambo Kabombwe (University of Zambia - Zambia)

The deadline for submitting articles for this dossier is June 31, 2023.
Papers can be written in Portuguese, English or Spanish.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra

_________________________________________

convocatoria de publicación

Nueva revista Amazon

Número 03 (julio/diciembre de 2023)

Dossier: Saber y Resistencia


Este número albergará estudios dedicados a la reflexión sobre el Saber y sus relaciones con el concepto de Resistencia. Las preguntas que nos mueven son: ¿Cómo la Resistencia constituye un dispositivo creativo y qué Conocimiento se activa cuando necesitamos resistir contextos en los que nuestras libertades se ven cercenadas?

Serán, por tanto, bienvenidos trabajos que aborden figuras de la Resistencia de la época de las luchas anticoloniales y de las manifestaciones contemporáneas, en diversas áreas del Saber. Los artículos pueden estar escritos en portugués, inglés o español.

Esta convocatoria propone trabajar en una perspectiva amplia, considerando diferentes temporalidades y espacialidades, con el objetivo de reunir estudios con proposiciones y elaboraciones conceptuales sobre el papel de la Resistencia y su relación con el Saber. En el horizonte de este número se encuentran reflexiones a través de un abordaje literario en diálogo con otros campos del saber como las Artes, la Historia, la Antropología, la Sociología, la Geografía, entre otros.


Dossier organizado por:

Ana Lilia Carvalho Rocha (Universidad Federal de Pará - Brasil)

Firuze Guzel (Universidad de Ege - Turquía)

Mehrinigor Bahodirovna Akmedova (Universidad Estatal de Bukhara - Uzbekistán)

Yvonne Malambo Kabombwe (Universidad de Zambia - Zambia)

La fecha límite para la presentación de artículos para este dossier es el 31 de junio de 2023.
Los artículos pueden estar escritos en portugués, inglés o español.
https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra

 
Publicado: 2023-03-22

CHAMADA DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ

TRADUÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS DE SINAIS: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS 

Organizadores:

Profa. Dra. Joana Darc de Vasconcelos Neves - UFPA

Profa. Ma. Leila Saraiva Mota - UFPA

Profa. Dra. Márcia Monteiro Carvalho - UFPA

Profa. Dra Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa - UFPA

RESUMO

O dossiê “Tradução, ensino e aprendizagem de línguas de sinais: múltiplas perspectivas,” objetiva apresentar um conjunto de estudos que discutem a respeito do ensino das múltiplas línguas de sinais existentes no país: línguas de sinais indígenas, línguas emergentes caseiras, além de escrituras que dialogam com estudos voltados para área da Tradução e da Interpretação de Línguas de Sinais, aprendizagem do ensino para pessoas surdas, que possibilitam reflexões que possam contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e da atuação do profissional na área da tradução nas línguas de sinais e ensino da pessoa surda. Dessa maneira, objetiva apresentar estudos que reflitam e dialoguem acerca da aprendizagem da pessoa surda, das experiências e desafios nos campos do ensino e Tradução e Interpretação e, fomentar novos questionamentos, nesse promissor campo de investigação, contribuindo na formação de profissionais, educadores, tradutores, interpretes, entidades e associações que atuam na educação de surdos e ou pesquisem sobre essas tematicas. Ressalta-se que discutir acerca das múltiplas línguas de sinais existente no país é também poder contribuir para que os surdos possam registrar e autenticar essas línguas, para que outras pessoas da sociedade possam ter acesso, conhecê-las e valorizá-las com toda estrutura cultural e linguística nelas imbuídas, assim, contribuir para o debate que educação de surdos que envolve não apenas a educação bilíngue, mas principalmente a respeito da importância da inclusão da Língua de Sinais no processo da aprendizagem da pessoa surda. Assim, considerando a necessidade de enfatizar a práxis educacional, levando em consideração a observação e condições de reconhecimento de surdos em sua abrangência, o Dossiê “Tradução, ensino e aprendizagem de línguas de sinais: múltiplas perspectivas,” torna-se uma ferramenta de estudo essencial para reflexão dos estudos surdos nas ciências moderna.

As contribuições devem ser enviadas até o dia 05/05/2023. 

Além de artigos, os autores poderão submeter trabalhos para as outras seções da revista tais como crônicas, ensaios e videos etnográficos.

Diretrizes para autores: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/about/submissions#authorGuidelines>

Cadastro de autores e submissões:
<https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/user/register>

Contato: <novarevistaamazonica.ufpa@gmail.com>

 

 
Publicado: 2021-09-09

Chamada permanente de artigos para seção livre e de ensaios etnofotográficos

A Nova Revista Amazônica (ISSN 2318-1346) abre chamada permanente para submissão de artigos para seção livre e de produções imagéticas para a seção ensaios etnofotográficos. O (s) autor (s) deverão se cadastrar diretamente no site do periódico, e submeter seu material de acordo com o escopo e as normas da revista.
 
Publicado: 2019-01-25