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O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na pós-graduação da UFPA: estudo de caso no NAEA

José Nilberlanio Vieira, Hisakhana Pahoona Corbin

Resumo

Este artigo procura analisar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e sua relação com a gestão pública no âmbito organizacional de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para tanto, realizou-se um estudo de caso com a utilização de métodos mistos (qualitativo e quantitativo), no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) oferecido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA. Os pesquisadores investigaram a utilidade do SIGAA para o gerenciamento acadêmico e administrativo nesse programa na opinião de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos. Os resultados apontaram que o SIGAA tem se mostrado útil para o gerenciamento acadêmico-administrativo dos cursos, sendo capaz de fornecer dados e informações que contribuem para o processo de tomada de decisão. Porém, para alguns discentes, o SIGAA poderia ser mais bem explorado, sobretudo por parte de alguns docentes que resistem em explorar todas as potencialidades presentes no sistema.


Palavras-chave

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Gestão Universitária. Universidade Federal do Pará (UFPA). Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).


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DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v23i3.8891

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