Logo do cabeçalho da página Novos Cadernos NAEA

Panorama dos estudos sobre identidade de lugar

Elisa Ferrari Justulin Zacarias, Maria Inês Gasparetto Higuchi

Resumo

Neste artigo apresenta-se o estado da arte da literatura acadêmica acerca da pesquisa empírica denominada identidade de lugar. Fez-se um levantamento de estudos publicados nas seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e ScienceDirect, com a utilização dos descritores: identidade de lugar e place identity. Foram selecionadas 67 publicações que atendem aos critérios de inclusão. Os dados foram submetidos à análise descritiva, análise de correspondência e análise da estrutura de similaridade ou análise dos menores espaços e análise de conteúdo, o que possibilitou uma visão geral acerca das fontes selecionadas. Os temas que sintetizam a análise temática das fontes são: análise teórica e operacionalização do conceito; conceitos confluentes; implicações da identidade de lugar; operacionalização da identidade de lugar e variáveis que promovem implicações na identidade de lugar.


Palavras-chave

Identidade de lugar. Pesquisa empírica. Operacionalização conceitual. Revisão da literatura.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, D. S. A congruência entre a pessoa e o ambiente residencial na perspectiva de crianças e idosos. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

APA. Psychology & global climate change: addressing multifaceted phenomenon and set of challenges. American Psychological Association, [S. l.], 2009. Disponível em: https://www.apa.org/science/about/publications/climate-change. Acesso em: 01 abr. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CAPRA, F. Conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Editora Cultrix, 2003.

COLLADO, S. et al. The role played by age on children’s pro-ecological behaviors: An exploratory analysis. Journal of Environmental Psychology, New York, v. 44, p. 85-94, 2015.

COLLADO, S.; EVANS, G. W.; SORREL, M. A. The role of parents and best friends in children’s pro-environmentalism: differences according to age and gender. Journal of Environmental Psychology, New York, v. 54, p. 27-37, 2017.

COUTINHO, M. P. L. Análise de conteúdo: breve histórico, conceitos e aplicabilidade. In: COUTINHO, M. P. L.; SARAIVA, E. R. DE A. (ed.). Métodos de pesquisa em psicologia social: perspectivas qualitativas e quantitativas. João Pessoa: Editora Universitária, 2011. p. 17-66.

FISCHER, G. Psicologia social do ambiente. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

FOROUDI, M. M. et al. Explicating place identity attitudes, place architecture attitudes, and identification triad theory. Journal of Business Research, [S. l.], v. 109, p. 321-336, 2020.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIFFORD, R. The dragons of inaction: psychological barriers that limit climate change mitigation and adaptation. American Psychologist, [S. l.], v. 66, p. 290-302, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOFFMAN, E. Representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

GÜNTHER, H.; ELALI, G. A.; PINHEIRO, J. Q. Multimétodos. In: CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (ed.). Temas básicos em psicologia ambiental. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 239-249.

GÜNTHER, I. A. et al. Lugares favoritos de adolescentes no Distrito Federal. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 8, n. 2, p. 299-308, 2003.

GUSTAVSSON, E.; ELANDER, I. Sustainability potential of a redevelopment initiative in Swedish public housing: The ambiguous role of residents’ participation and place identity. Progress in Planning, [S. l.], v. 103, p. 1-25, 2016.

HAHN, E. R.; GARRETT, M. K. Preschoolers’ moral judgments of environmental harm and the influence of perspective taking. Journal of Environmental Psychology, New York, n. 53, p. 11-19, 2017.

HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HERNÁNDEZ, B. et al. Place attachment and place identity in natives and non-natives. Journal of Environmental Psychology, New York, v. 27, n. 4, p. 310-319, 2007.

HULL IV, R. B.; LAM, M.; VIGO, G. Place identity: symbols of self in the urban fabric. Landscape and Urban Planning, [S. l.], v. 28, n. 2-3, p. 109-120, 1994.

LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

MACIEL, S. C.; MELO, J. R. F. DE. O uso da entrevista e da análise de conteúdo em pesquisas qualitativas. In: COUTINHO, M. P. L.; SARAIVA, E. R. A. (ed.). Métodos de pesquisa em psicologia social: perspectivas qualitativas e quantitativas. João Pessoa: Editora Universitária, 2011. p. 175-204.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MOSER, G. Introdução à psicologia ambiental: pessoa e ambiente. Campinas, SP: Editora Alínea, 2018.

MOURÃO. A. R. T.; CAVALCANTE, S. Identidade de lugar. In: CAVALCANTE, S.; ELALI, G. (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2011, p. 208-216.

OLIVEIRA, V. M. F.; SEVERO, B. A.; PUJOL, M. S. O panorama das produções científicas sobre as contribuições das ocupações estudantis à gestão universitária democrática. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 21, p. 194-209, 2019.

PINHEIRO, J. Q. Psicologia ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de Psicologia, Natal, v. 2, n. 2, p. 377-398, 1997.

PINHEIRO, L. V. S. Rompendo cercas, construindo saberes: trabalho agroecológico, vivência e (re)significações nas relações com o lugar. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

PROSHANSKY, H. M.; FABIAN, A. K.; KAMINOFF, R. Place-identity: physical world socialization of the self. Journal of Environmental Psychology, New York, v. 3, n. 1, p. 57-83, 1983.

ROAZZI, A. Categorização, formação de conceitos e processos de construção de mundo: Procedimento de classificações múltiplas para o estudo de sistemas conceituais e sua forma de análise através de métodos de análise multidimensionais. Cadernos de Psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, p. 1-27, 1995.

ROAZZI, A.; DIAS, M. G. B. B. Teoria das facetas e avaliação na pesquisa social transcultural: Explorações no estudo do juízo moral. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA–13A REGIÃO PB/RN (ed.) A diversidade da avaliação psicológica: considerações teóricas e práticas. João Pessoa: Ideia Editora, 2001. p. 157-190.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

ROSENBAUM, M. S.; MONTOYA, D. Y. Am I welcome here? Exploring how ethnic consumers assess their place identity. Journal of Business Research, [S. l.], v. 60, n. 3, p. 206-214, 2007.

SCANNELL, L.; GIFFORD, R. The relations between natural and civic place attachment and pro-environmental behavior. Journal of Environmental Psychology, New York, v. 30, n. 3, p. 289-297, 2010.

SCHULTZ, P. W.; KAISER, F. G. Promoting pro-environmental Behavior. In: CLAYTON, S. D. (ed.). The oxford handbook of environmental and conservation psychology. New York: Oxford University Press, 2012. p. 556-580.

TWIGGER ROSS, C.; UZZELL, D. Place and identity processes. Journal of Environmental Psychology, New York, v. 16, p. 205-220, 1996.

UZZELL, D.; POL, E.; BADENES, D. Place identification, social cohesion and environmental sustainability. Environment and Behavior, [S. l.], n. 34, p. 26-53, 2002.

VASKE, J. J.; KOBRIN, K. C. Place attachment and environmentally responsible behavior. The Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 32, n. 4, p. 16-21, 2001.

ZACARIAS, E. F. J. Vínculo com a natureza em pais-mães e suas implicações no comportamento parental. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v24i1.8821

Indexadores 

            

          

 

 

Flag Counter

Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536