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Educação ambiental: desafios e perspectivas no contexto da Educação Básica

Tainá Silva Candido Toscan

Resumo

O presente estudo apresenta um panorama do que tem sido pesquisado nos últimos quatro anos (2016-2020) sobre a Educação Ambiental no contexto da Educação Básica. Nesse sentido, objetivou, por meio de revisão bibliográfica, sintetizar publicações na área, identificando as percepções dos autores sobre o tema e o lugar da EA no contexto educacional hoje. Para tanto, a partir de Bardin (2004), categorias foram pensadas e organizadas a fim de sistematizar os dados, a saber: representações dos professores sobre EA e suas práticas; inserção da EA crítica na educação básica e desafios; EA e a formação de professores e EA e políticas educacionais. Entende-se que o lugar da EA no contexto da Educação Básica ainda está envolto em certa nebulosidade, repleto de desafios a serem superados, mesmo com avanços, conquistas e abrangência teórica sobre a EA explicitada como necessidade em todos os níveis de ensino.


Palavras-chave

Educação Ambiental. Educação Básica. Prática Docente. Desafios.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v24i1.8562

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Print ISSN: 1516-6481 – Eletrônica ISSN: 2179-7536