O real e o imaginário no processo de construção do conto infantil
Resumo
O presente artigo mostra como o imaginário de um grupo de estudantes dos cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade Federal do Acre, em Cruzeiro do Sul, Acre, preserva um vínculo com as narrativas tradicionais, ao mesmo tempo em que busca formas de inovação. Para tanto, tomou o livro Um fantástico mundo João, produção de um grupo de alunos, como objeto de análise, cujo esteio teórico-metodológico está em Vladmir Propp (1984), Joseph Campbell (1997) e Gilbert Durand (1997). Constatou-se a capacidade das narrativas em atravessar vários discursos, sejam históricos, religiosos ou políticos, vindos de lugares e épocas distintas, para retornarem em um outro momento, embora, muitas vezes, com novas roupagens. O protagonista João é a reprodução do herói clássico dos contos de fadas que após uma busca ganha como prêmio a realização plena de seu desejo.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i53.8236