Tendências sobre o livro literário para as infâncias no Brasil: direitos culturais e humanos em foco
Resumo
O presente artigo apresenta concepções e resultados de uma investigação que buscou mapear as principais tendências sobre o livro literário para as infâncias no Brasil atual, revelando que, apesar de certo avanço de temas interseccionais, “sensíveis” ou fraturantes, tais tendências apontam também para um cenário temerário diante da literatura como um direito humano e cultural, principalmente no que diz respeito à garantia de acesso aos temas seculares pelas crianças (como parte do direito à educação e à informação). Isso se mostra quando consideramos as escolhas pedagógicas, políticas públicas mais amplas e a circulação material, por exemplo, a partir das lógicas do mercado editorial e de um tipo de cultura marcadamente adultista, fomentado por grupos fundamentalistas religiosos e/ou políticos, negacionistas, conservadores ou até mesmo reacionários. A produção e análise de dados foram articuladas às concepções teórico metodológicas cartográficas e com referenciais epistemológicos sustentados nos estudos da infância, culturais e na educação literária.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i70.19862












