MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Tendências sobre o livro literário para as infâncias no Brasil: direitos culturais e humanos em foco

Heloísa A. Matos Lins

Resumo

O presente artigo apresenta concepções e resultados de uma investigação que buscou  mapear as principais tendências sobre o livro literário para as infâncias no Brasil atual, revelando  que, apesar de certo avanço de temas interseccionais, “sensíveis” ou fraturantes, tais tendências  apontam também para um cenário temerário diante da literatura como um direito humano e  cultural, principalmente no que diz respeito à garantia de acesso aos temas seculares pelas crianças  (como parte do direito à educação e à informação). Isso se mostra quando consideramos as  escolhas pedagógicas, políticas públicas mais amplas e a circulação material, por exemplo, a partir  das lógicas do mercado editorial e de um tipo de cultura marcadamente adultista, fomentado por  grupos fundamentalistas religiosos e/ou políticos, negacionistas, conservadores ou até mesmo  reacionários. A produção e análise de dados foram articuladas às concepções teórico metodológicas cartográficas e com referenciais epistemológicos sustentados nos estudos da  infância, culturais e na educação literária.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i70.19862