Política; Saúde; Decolonialidade; Desconstrução;
Cabeçalho da página

CHAMADA PARA REVISTA DIGITAL GÊNERO NA AMAZÔNIA - EDIÇÃO 23/1 (JANEIRO/JUNHO 2023)

1)       TÍTULO DO DOSSIÊ:

 

Histórias, Saberes e Práticas das Mulheres nas Florestas, nos Campos, nas Águas, nas Cidades das Amazônias: entre imagens e movimentos.

 

2)         ORGANIZADORAS:

Denise Machado Cardoso (GEPEM/UFPA) – CV: http://lattes.cnpq.br/2685857306168366

Maria Luzia Miranda Álvares (GEPEM/UFPA) – CV:  http://lattes.cnpq.br/8074466326178617

Maria Mary Ferreira (GEMGE/UFMA) – CV: http://lattes.cnpq.br/1813463162883226

 

3)       EMENTA

O protagonismo de mulheres na região amazônica é inegável e tem sido tema de vários estudos científicos de diferentes áreas de conhecimento. A participação em espaços decisórios e estratégicos é cada vez mais relevante e evidencia que as mulheres atuam como lideranças, mesmo diante da forte influência que o patriarcado ainda exerce em várias sociedades.

As mulheres são trazidas neste dossiê a partir de suas pluralidades, com vistas a oportunizarmos debates que não se encerrem neste ou naquele aspecto de suas identidades étnico raciais, ou aqueles referentes às atividades que realizam no chamado mundo do trabalho, ou às atividades referentes às diferentes cosmologias que estão intimamente ligadas aos seus territórios. Objetiva-se debater questões relativas às realidades de mulheres trans, mulheres indígenas, quilombolas, pescadoras, extrativistas, estudantes, entre outras.

Outro aspecto a explorar é a dimensão das artes nas imagens nesse mundo feminino em geral – cinema, poesia, literatura, pintura - que está trazendo, cada vez mais à tona, as linguagens dessas mulheres em suas diferentes expressões de identidades sociais. Além de suas figuras nem sempre reconhecidas por elas mesmas tratando de suas práticas cotidianas como elementos de inserção na sobrevivência pessoal e da comunidade, denunciam os questionamentos dos saberes e práticas de vivencias regionais.

Com o intuito de apresentar temáticas sobre as experiências de mulheres das Amazônias, miramos os artigos que trazem como aportes teóricos e metodológicos a interseccionalidade tão cara aos estudos sobre relações sociais de gênero, geração, raça/etnia e classe social.

Além da pluralidade das mulheres amazônidas, segundo seus diferentes marcadores sociais, há que se considerar que esta região não se restringe apenas às florestas de terra firme. A Amazônia é uma região composta por vários outros ecossistemas como é o caso, por exemplo, das florestas de mangues, das áreas de várzeas, dos altiplanos, das áreas ribeirinhas e das cidades com características mais urbanas, e nestes espaços e paisagens, as mulheres vivenciam seus particulares processos históricos nos mais diferentes territórios.

Tratar desses aspectos é tratar dos vários feminismos amazônidas que se mantém fortes nas lutas pelos direitos à diversidade, ao racismo estrutural étnico-racial-machista, à vida, aos espaços onde transitam.

 

1)       NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 

  • A revista recepciona trabalhos inéditos sob a forma de artigos e/ou resenhas bibliográficas, assim também traduções, entrevistas, dossiês temáticos e outras manifestações intelectuais de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as
  • Os trabalhos submetidos à publicação serão avaliados pelo Conselho Científico e analisados por pares (especialistas reconhecidos e de notório saber, de diferentes instituições e países), todos pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação. O texto encaminhado aos avaliadores não terá identificação da autoria. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo serão comunicadas ao/à(s) autor/a (es/s), com prazo para reapresentação.
  • A informação sobre a origem do trabalho deverá ser fornecida pelos autores (apresentação em encontros e publicação em Anais) e será repassada aos pareceristas quando iniciar o processo de revisão por pares. Se o artigo for aceito para publicação, a informação será disponibilizada aos autores.
  • O/a(s) autor/a (es/s) e co-autores/as (se for o caso) de texto selecionado assinarão termo de cessão de direitos autorais, permitindo a publicação.
  • No caso de artigos que mencionem o nome social de pessoa (física ou jurídica) e/ou depoimentos ipsis litteris/ipsis verbis, deve ser enviada uma declaração assinada pela pessoa citada no texto ou pelo/a seu/sua representante legal, autorizando a menção a quaisquer das exposições públicas referidas. As imagens originais só serão publicadas com autorização da fonte (autor/a) e das pessoas que eventualmente possam ser identificadas nas fotos.
  • No caso de artigos e resenhas, o texto deve ser redigido em português ou em língua estrangeira (espanhol, francês, inglês) e formatado de acordo com as seguintes orientações:

- Artigos:

a) oito a vinte páginas (incluindo anexos) no tamanho A4; texto justificado, margens 2,5cm e parágrafos a 1 cm da margem; entrelinhamento 1,5; resumo/resumen/abstract (cada um em torno de 130 palavras/ 860 caracteres, com espaço – tradução especializada em espanhol e inglês, incluindo os títulos do artigo), contendo três a cinco palavras-chave (substantivos citados no título e/ou no texto do resumo); nome(s) do/ a(s) autor(es)/a(s) e dados curriculares resumidos, incluindo e-mail que possa ser divulgado;

b) fonte Garamond: 12 (texto, título de seções e de tabelas); 11 (citações com mais de 3 linhas) e 10 (legendas e notas);

c) citações e figuras (máximo de 10) de acordo com as normas ABNT específicas;

d) referências: ao longo do texto, usar remissão ou sistema autor/data; ao final do artigo, listar segundo a ABNT (NBR 6023);

e) notas bibliográficas e/ou explicativas, em rodapé;

f) usar letras maiúsculas para indicação de anexos (Ex: Anexo A; Anexo B etc.);

g) exige-se severa revisão gramatical.

 

- Resenhas Bibliográficas:

I) tratar de livro publicado nos últimos dois anos (considerar a edição da revista);

II) não exceder a cinco páginas tamanho A4;

III) digitalizado em fonte Garamond 12 (texto e seções); justificado com margens de 2,5cm e parágrafos a 1cm da margem; entrelinhamento 1,5;

IV) conter os seguintes tópicos, respectivamente:

a) referências editoriais do livro, segundo a ABNT;

b) nome do/a resenhador/a e dados curriculares resumidos, incluindo e-mail que possa ser divulgado;

c) resumo informativo = descrição/enumeração sucinta da estrutura da obra: divisão e assunto dos capítulos;

d) resumo do conteúdo da obra = assunto tratado, abordagens essenciais e ponto de vista do/a autor/a do livro (perspectiva teórica, método, linguagem etc.);

e) comentários avaliativos = apreciações/percepções do/a resenhador/a sobre o enfoque, a qualidade do conteúdo, o modo como o texto está formulado/elaborado/constituído (recomenda-se evitar, ao longo do texto, inserções de trechos (citações diretas) da obra resenhada.

 

OBS: é recomendável que os itens c, d, e sejam apresentados em seção com título específico.

 

 

1)         PRAZO PARA SUBMISSÃO: até 30 DE ABRIL DE 2023

- Previsão de publicação: JULHO 2023. Os artigos devem ser submetidos por meio do site dos Periódicos UFPA: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/generoamazonia

OBS: para submissão dos artigos no site, os autores devem estar devidamente cadastrados no periódico da revista.