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ETNOBIOLOGIA DIANTE UM OLHAR INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Clara Sena Mata Oliveira, Ana Paula Glinfskoi Thé

Resumo

A etnobiologia é uma área interdisciplinar que estuda as práticas e os efeitos da relação do ser humano com o meio em que está inserido. Dessa forma, há um rol de estudos nos campos físico, biológico, metafísico e cultural, permitindo a valorização socioecossistêmica das sociedades. A etnobiologia pode permitir, por meio do diálogo entre academia e sociedade, o reconhecimento dos saberes locais e tradicionais e sua valorização para pensar a realidade além do que é considerado valioso pela modernidade. Além disso, a Etnobiologia carrega um potencial integrador de Ensino, Pesquisa e Extensão-EPE, capaz também de relacionar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente-CTSA. Nosso objetivo é investigar a perspectiva de acadêmicos na identificação e caracterização da Etnobiologia nas discussões das aulas da disciplina "Desenvolvimento e Meio Ambiente" do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes/MG. Usamos o formulário do Google para fazer perguntas aos alunos de mestrado e doutorado do programa. Eles foram questionados sobre seus interesses profissionais e suas aspirações na docência, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Os acadêmicos mostraram que reconhecem a Etnobiologia superficialmente, sem compreender seu significado e área específica de atuação, mas abordaram questões ambientais que, em nossa análise, atravessam o eixo epistemológico da Etnobiologia. Por fim, a maioria dos entrevistados tem interesse em ensinar de alguma forma. Portanto, pode-se considerar que a Etnobiologia desempenha um papel importante no meio acadêmico e na sociedade, mas precisa ser melhor evidenciada e trabalhada, pois os alunos que se propõem a fazer relações com o tema e ensinar não se sentem confiantes em seus conhecimentos. Da mesma forma, indica que, em espaços interdisciplinares, há a possibilidade de enfatizar a relação do ser humano com o meio ambiente e a forma como estudamos essas interações.


Palavras-chave

Interdisciplinaridade; formação; etnociências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i2.12227

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