Cabeçalho da página

SABERES DE MESTRES CARPINTEIROS NAVAIS DE VIGIA, NO PARÁ: PATRIMÔNIO CULTURAL AMEAÇADO

Francisco José Oliveira da Silva, Paulo Roberto do Canto Lopes

Resumo

O estado do Pará possui um rico patrimônio cultural caracterizado pela pluralidade de manifestações. Em meio a esse acervo estão os saberes de mestres carpinteiros navais do município de Vigia, cujo ofício é a fabricação artesanal dos barcos usados cotidianamente pela população como principal meio de transporte de mercadorias e pessoas. Em Vigia ainda existe um número expressivo de estaleiros artesanais em funcionamento, sendo por isso um local onde fontes para pesquisas voltadas à cultura material e imaterial, que envolvem a atividade da carpintaria, também são amplas. O levantamento bibliográfico, documental e o trabalho de campo demonstram, através das narrativas dos mestres entrevistados, que as transformações econômicas e a penetração tecnológica têm impactado os dois estaleiros navais artesanais onde a pesquisa foi realizada. Através de suas falas, os mestres contam suas histórias de vida, falam do aprendizado da carpintaria, expressando também suas preocupações e expectativas em relação ao futuro dos estaleiros artesanais onde trabalham.


Palavras-chave

Barcos; Conhecimento popular; Cultura material e imaterial; Estaleiros artesanais; Mestres carpinteiros.


Texto completo:

PDF

Referências


ARQUIVO PÚBLICO DO PARÁ. Copiado de Correspondências de Diversos com o Governo, (Manuscrito). Códice 001.

ARQUIVO PÚBLICO DO PARÁ. Copiado de Correspondências de Diversos com o Governo, (Manuscrito). Códice 002.

CONVENÇÃO PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL, em seu Artigo 2º (2003). Disponível em: < Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial; 2003 (iphan.gov.br)>. Acesso em 08 de março de 2021.

DECLARAÇÃO DO MÉXICO (1985): Conferência Mundial Sobre as Políticas Culturais. Disponívelem:http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Declaracao%20do%20Mexico%201985.pdf>. Acesso em: 08 de março de 2021.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. – 2. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2004.

GUALBERTO, Antônio Jorge Pantoja. Embarcações, Educação e Saberes Culturais em um Estaleiro Naval da Amazônia. 2009. Tese (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará, Belém.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade/Suely Ferreira Deslandes, Romeu Gomes; Maria Cecília Minayo (Org.). 25ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

SOUZA, Maria Luiza Rodrigues. IN: História da Técnica no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 1994.

XIMENES, Joaquina Barata Teixeira. (org.) Embarcações, homens e rios na Amazônia. Belém: UFPA, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v7i2.12139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ethnoscientia - Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology

                    

ISSN 2448-1998