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AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Estefany Sodré da COSTA, Francisca Magnólia de Oliveira REGO

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição das histórias em quadrinhos (HQs) na formação de leitores nos anos finais do ensino fundamental II. A pesquisa, de natureza pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa (Thiollent, 2011; Minayo e Sanches, 1993), foi realizada com 68 alunos do 9º ano, da Escola Estadual, em Ananindeua, Pará. O estudo foi estruturado em três fases: diagnóstico inicial dos hábitos de leitura dos alunos, intervenção pedagógica com mediação de leitura de HQs na biblioteca escolar e avaliação por meio da produção autoral de HQs pelos estudantes. O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Lajolo (1995), que discute o imaginário evidenciado pela literatura; Solé (1998), que destaca a importância de estratégias de leitura; e Geraldi (1996), que enfatiza a interação dialógica no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que as HQs, quando utilizadas com mediação adequada, contribuem significativamente para o aumento do engajamento dos alunos com a leitura, promovendo o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica, criatividade e reflexão sobre questões sociais. Conclui-se que as HQs são uma ferramenta eficaz para a promoção da leitura e formação de leitores críticos, especialmente em contextos educacionais onde o acesso a materiais de leitura é limitado.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v9i1.19507

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