A LEITURA CRÍTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM DEBATE ACERCA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O objetivo geral deste trabalho é debater acerca de como a leitura na educação básica ainda é um desafio nas escolas públicas no Brasil. Desse modo, esta pesquisa constrói-se mediante a análise dos desafios na aquisição do hábito da leitura dos discentes da camada mais pobre que frequentam a escola pública. Com o uso de uma metodologia qualitativa, a partir da perspectiva teórica fundamentada por autores como: Bourdieu (1989), (1996); Freire (1988); Koch (2012); Cosson (2009) - apresentamos uma reflexão sobre como o hábito da leitura crítica ainda é um desafio nas escolas da rede pública de ensino que ainda lidam com as amarras sociais nos dias de hoje. Dentre as principais conclusões, destacam-se as seguintes: o fato do sistema escolar reproduzir a desigualdade social imposta pelos donos do poder, ao valorizar os capitais herdados por esses; e a falta de incentivo familiar ao hábito da leitura nas famílias mais carentes socialmente.
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PDFReferências
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. De Mariza Corrêa.
Campinas, SP: Papirus, 1996.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S.A,
COSSON, R. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Editora
Contexto, 2009.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo:
Autores Associados: Cortez, 1988.
KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e escrever: estratégias de produção Textual. 2 ed. São Paulo:
Contexto, 2012.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v9i1.19504
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