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“A LIBERDADE É DOCE COMO… AÇÚCAR”: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO RELATO NA OBRA DE MARY PRINCE.

Leonardo Ryon Alves dos SANTOS, Juliane de Miranda SOUZA, Thamires Gabriele Santos da SILVA, Marcelia PROTAZIO, Antonia Bianca Sousa GONDIM

Resumo

O artigo analisa a utilização do livro “A História de Mary Prince – Uma Escrava das Índias Ocidentais” como ferramenta pedagógica para o ensino de História. O objetivo é abordar a escravidão, a resistência e as diversas formas de violência contra pessoas escravizadas. A pesquisa, de método qualitativo, faz uso da pesquisa bibliográfica documental e da análise documental da obra específica, para desenvolver propostas de ensino para o ensino fundamental e médio. Destacam a relevância do livro como ferramenta para a compreensão do período escravista e para a promoção de um currículo inclusivo, em conformidade com a Lei 10.639/2003. Conclui-se que a obra contribui para práticas pedagógicas mais representativas e que valorizem a história e a cultura afro-brasileira.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rcs.v9i1.19502

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