Cabeçalho da página

O Caderno 4 Campos (C4C) é um periódico discente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/IFCH/UFPA). Foi criado em 2017 pelos discentes Ney Gomes e Daniel Miranda como um boletim informativo voltado para a divulgação científica do corpo discente, docente e técnico do programa. Desde 2018, atua como periódico científico, divulgando pesquisas realizadas, sobretudo, na Amazônia, nos diferentes campos da antropologia, tais como: Antropologia Social, Arqueologia, Bioantropologia, Linguística Antropológica e suas respectivas áreas afins.

A publicação é semestral, com fluxo contínuo a partir do volume 8, nº 2. A equipe é composta por organizadores e editores discentes (ativos e egressos do PPGA), além de um professor vinculado ao programa. O periódico não cobra qualquer taxa de submissão. Em 2024, de acordo com a avaliação da Capes, o C4C recebeu sua primeira qualificação (Qualis B4-Quadriênio 2017-2020), evoluindo para o Qualis B2 em janeiro de 2026 (Quadriênio 2021-2024), sendo esta sua classificação atual.

A partir do número II do volume 8 (2024), o C4C adotou o modelo de "publicação em fluxo contínuo" (ahead of print) para seus dossiês semestrais. A estrutura baseou-se no modelo da Editora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), formulado a partir das diretrizes de Packer (2018) sobre o cenário da comunicação científica. Este modelo consiste em publicar imediatamente os trabalhos aprovados, sem a necessidade de aguardar o fechamento de um número completo.

Neste formato, cada artigo possui numeração de página iniciada pelo número 01, sendo individualizado pelo número de e-location ID. Assim, o C4C migra definitivamente do modelo de paginação de revista impressa para o de revista eletrônica, condizente com seu ISSN (International Standard Serial Number). Para referências bibliográficas, deve-se substituir o número de página pelo e-location ID. Exemplo: Nogueira (2024, e822401). Para as citações, o C4C segue o padrão da ABNT (Autor, ano, página). Com essas medidas, o periódico busca agilizar as publicações, facilitar o acesso dos leitores e diluir a carga de trabalho editorial ao longo do semestre.

Quanto à sua hospedagem, o C4C utilizou o endereço eletrônico https://caderno4campos.wixsite.com/inicio entre 2017 e junho de 2025. A partir desta data, por intermédio de seu editor à época, Ewerton D. Tuma Martins, o periódico passou a integrar o Portal de Periódicos da UFPA. Os participantes do Conselho e da Comissão Editorial, ao longo da trajetória do C4C, podem ser consultados por meio de seus respectivos números.