Cabeçalho da página

Foco e Escopo

O Caderno 4 Campos (C4C) é um periódico voltado sobretudo a pesquisadoras e pesquisadores que atuam a partir da região amazônica. Seu fito principal é ser um periódico de divulgação das pesquisas em andamento, ou recentemente concluídas, por pesquisadores nos 4 campos da Antropologia – Arqueologia, Antropologia Social, Bioantropologia e Linguística Antropológica, incorporando assim um dedicado olhar à Amazônia.

O C4C pretende ser um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas caras aos 4 campos da antropologia investigados em diversos centro de pesquisas na Região Amazônica.

O C4C têm também como escopo o desafio de propor a prática editorial acadêmica, oferecendo-se como um espaço onde os discentes do Programa de pós graduação em Antropologia da UFPA e/ou de outras instituições na região, possam desenvolver suas habilidades e competências nesta seara, tão cara à construção de uma pesquisadora/pesquisador, oferecendo textos em diálogo com questões atuais e consonantes aos desafios contemporâneas do fazer antropológico nos 4 campos na Amazônia.

Políticas de Seção

ARTIGOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS/VISUAIS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

NOTAS DE PESQUISA

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS TEXTUAIS

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DESCRIÇÕES ETNOGRÁFICAS

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Periodicidade

Semestral / Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sobre a Revista (C4C)

Sobre

O Caderno 4 Campos (C4C) é um periódico científico discente, de produção semestral (e de fluxo contínuo a partir do Volume 8, nº 2), que tem por realizadores e editores discentes ativos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA-IFCH-UFPA). O periódico nasceu em 2017 como um informativo intitulado "Boletim Informativo", voltado a manter o corpo discente, docente e técnico de nosso Programa a par dos acontecimentos concernentes ao PPGA-IFCH-UFPA, publicando dois números naquele ano.

Em 2018, o Boletim Informativo passou a se chamar Caderno 4 Campos – mantendo sua missão inicial e adicionando a esta a possibilidade de ser um periódico científico. Atualmente, o C4C atua especificamente como periódico científico que divulga as incursões diversas feitas por pesquisadoras e pesquisadores que trabalham com ou na Amazônia, no mundo acadêmico, a partir da Arqueologia, Antropologia Social, Bioantropologia e Antropologia Linguística. O periódico não cobra qualquer taxa para a publicação dos trabalhos que a ele são submetidos.

Fluxo Contínuo

A partir do número II do volume 08, ano 2024, o C4C adotou o modelo de "Publicação em Fluxo Contínuo", ou "ahead of print", para seus dossiês semestrais. Utilizou-se como base o modelo adotado pela Editora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que foi estruturada a partir da palestra do Prof. Abel L. Packer, Diretor do Programa SciELO/FAPESP, sobre o "Cenário da Comunicação Científica no Brasil e no mundo", durante o 4º Encontro de Editores Científicos da UFG em novembro de 2018.

Este novo modelo consiste em publicar imediatamente os trabalhos já aprovados, sem haver a necessidade de aguardar os demais para fechar um número completo. Cada artigo ou trabalho passa a ter sua numeração de página sempre iniciada pelo número 01; porém, seu diferencial será o número de e-location ID, que servirá como sua identificação individual. Assim, o C4C deixa de utilizar o modelo de paginação de revista impressa para seus dossiês e passa a adotar o modelo de revista eletrônica condizente com seu ISSN (International Standard Serial Number).

Para referências bibliográficas neste modelo, deve-se somente substituir o número de página pelo número de e-location ID. Exemplo: Nogueira, Léo C. História das Religiões Afro-Brasileiras. Revista de História da UEG, v. 08, n. 02, e822401, 2024. Para as citações diretas e indiretas não haverá mudanças: o C4C continua seguindo o padrão da ABNT (Sobrenome, ano, página).

Com estas medidas, o Caderno 4 Campos busca agilizar as publicações dos autores, facilitar o acesso dos leitores e reduzir a carga de trabalho semestral, diluindo-a no decorrer do semestre em publicações contínuas.

 

Qualis Atual: B2

Qualis B2 - Quadriênio 2021-2024

Qualis B4 - Quadriênio 2017-2020 


ORGANIZAÇÃO DA REVISTA

Editores-Chefes

Ewerton D. Tuma Martins

Helbert Medeiros Prado

Editora Assistente

Michelly Silva Machado

Comissão/Conselho Editorial

Ewerton D. Tuma Martins

Gabriel Karão Jaguaribaras

Helbert Medeiros Prado

Isabella Oliveira

Site/Logomarca/Editoração

Ewerton D. Tuma Martins